Mercedes vê respeito da Ferrari às regras e diz que pedido de esclarecimento à FIA foi por dúvida do regulamento
O diretor-executivo da Mercedes, Toto Wolff, afirmou que acredita piamente na honestidade da Ferrari e nem foi isso que fez a equipe pedir para a FIA rever a ligação com a Haas nos túneis de vento da Maranello
Redação GP
A Mercedes pediu para a FIA olhar o relacionamento entre Ferrari e Haas no túnel de vento de Maranello. A FIA fez o que foi pedido e concluiu que não havia nada de errado. Agora o diretor-executivo do braço esportivo da montadora de Stuttgart foi a público falar que o pedido de pente fino teve a ver mais com as regras que com alguma dúvida sobre a honestidade ferrarista.
Para Wolff, está claro que a Ferrari está em acordo com o que as regras pedem. Mas, ao contrário do que foi ventilado nos últimos dias, não era isso que a Mercedes estava atrás de saber. A intenção era ter as regras consideradas confusas esmiuçadas.
"Não acho que a Ferrari operou fora das regras. Ferrari e Haas interpretaram as regras do jeito certo. Mas isso não se tratava de nós pedindo esclarecimento do passado, só queríamos ter certeza absoluta no futuro. Com a forma como fizemos, era mais sobre nós, mas também para todos terem informações transparentes", disse.
Toto Wolff disse que vai entregar os motores atualizados da Mercedes às clientes (Foto: Mercedes)
"É uma questão de ganhar vantagem competitiva. Então, se ganharem vantagem interpretando as regras como eles fizeram, então eu tiro o chapéu, eles merecem", explicou.
Wolff disse ainda que parte da dúvida é baseada em certos passos que a Mercedes quer dar para o ano que vem.
"Há muita conversa sobre a Ferrari e a Haas e o que significa e o que procurávamos. Quero enfatizar de novo que nós pedimos esclarecimento para a FIA para saber o que poderíamos fazer no futuro. Estávamos procurando parcerias com alguns times, nossos clientes de motores, para otimizar o desenvolvimento aerodinâmico", seguiu.
"Não estávamos certos de algumas áreas e regras porque elas são vagas e ambíguas em partes. É por isso que pedimos ajuda, para todos os times poderem ter comunicação aberta da FIA. Estou confiante de que vai nos esclarecer tudo. Foi a principal proposta do exercício", encerrou.