Pirelli busca F1 e FIA para evitar treinos chuvosos ‘vazios’ após fiasco no Japão

O engenheiro-chefe da Pirelli, Simone Berra, falou sobre o incômodo da atividade em Suzuka ter sido esvaziada e apontou soluções que podem fazer com que FIA e F1 corrijam regulamento e façam as atividades previstas em pista molhada

A Pirelli está na busca de abrir uma brecha junto à FIA e a Fórmula 1 para fazer novos ajustes nas regras de uso dos pneus intermediários e de chuva. A polêmica voltou à tona após a esvaziada sessão no TL2 desta sexta-feira (5), quando apenas sete pilotos cravaram tempos devido à pista molhada em Suzuka.

A situação incômoda expôs uma falha nos regulamentos revisados da categoria, afinal, a nova maneira de alocar borracha para chuva nos pneus para esta temporada fez com que as equipes estivessem relutantes em usar os pneus intermediários para guardá-los e serem usados na corrida do domingo (7).

A falta de ação deixou o público que foi ao circuito bastante frustrado, o que foi lamentado por equipes e pilotos. O heptacampeão Lewis Hamilton foi um dos que criticaram a mudança. “É uma pena não termos conseguido aquela sessão. Eles mudaram a regra dos pneus, então ninguém sai e corre com o intermediário, o que simplesmente não faz sentido, sério”, disse o britânico.

Que mudança foi essa no regulamento?

Para 2024, firmou-se que as dez equipes do grid teriam à sua disposição cinco conjuntos de pneus intermediários e três de chuva a cada GP. Porém, parte do acordo prevê que os times não tenham mais um jogo extra grátis para as atividades de sexta-feira, como era até o ano passado.

Oscar Piastri liderou o TL2 no Japão (Foto: McLaren)

Assim, efetivamente, queimar um jogo de pneus intermediário pode deixar as equipes na mão se caso venha a chover durante classificação e/ou na corrida. O engenheiro-chefe da marca italiana, Simone Berra, disse que a Pirelli não teve qualquer interferência nesta mudança de regra.

“Ela foi obviamente votada por todas as equipes junto com a FIA e a F1. É algo que discutiremos mais a fundo com a FIA e com as equipes, para tentar encontrar uma forma de fazê-los correr nos treinos. No final das contas não é uma decisão nossa”, afirmou.

Berra seguiu com a explicação do porquê o treino ficou esvaziado e acredita que o alto nível de degradação dos pneus de chuva – outro ponto polêmico que vira e mexe abre discussões no paddock – fez com que todos ficassem receosos de partir para a pista.

“Especialmente neste circuito, onde você tem, digamos, um alto nível de degradação, e considerando que poderemos ter alguma chuva no domingo, a maioria decidiu manter os cinco sets não utilizados, exceto o RB e outras equipes que fizeram uma saída só”.

Simone Berra, da Pirelli, propôs uma mudança no regulamento de pneus para chuva (Foto: Pirelli)

Simone acredita que um simples ajuste no regulamento será o ideal para encorajar as equipes a correrem em sessões com pista molhada. “As equipes manteriam os cinco jogos de pneu desde o início, porém, em treinos com chuva, seria necessário devolver um conjunto de intermediários. Esta poderia ser um incentivo para que fossem correr”, analisou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira, o treino livre 3 está marcado para as 23h30 (de Brasília GMT-3). No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.