Mercedes vê sucesso próprio em título da McLaren: “Se perdermos, que seja para cliente”
Toto Wolff, chefe da Mercedes, garantiu que viu título da McLaren como segunda melhor opção, caso equipe da fábrica alemã não fique no topo da Fórmula 1
O fim de semana marcou a conquista do título do Mundial de Construtores da Fórmula 1 2024 por parte da McLaren. A equipe inglesa é a única entre as quatro equipes que brigaram por vitórias no último ano que não é um time oficial de fábrica e utiliza motores da Mercedes. Mas o sucesso da cliente não deixou amargor na companhia alemã. Bem o contrário, aliás.
De acordo com Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, o título da McLaren representa um sucesso para a marca das Flechas Prateadas. E se for para ser superado, então melhor que seja assim.
“Se não pudermos ganhar com a equipe de fábrica, prefiro ser superado por nossas clientes”, afirmou. “Tenho zero problema com isso, porque mostra que somos os melhore. Não existe discussão sobre os níveis de desempenho ou controle do motor, eficiência ou consumo. Nada disso”, disse.
“A campeã mundial é nossa cliente com material igual ao nosso, e lutamos pelas mesmas coisas. Eles têm um chassi, execução ou pilotos melhores. Está bem assim, porque também é um sucesso da Mercedes e nossas divisões. Sabemos bem que nosso objetivo para a equipe de fábrica é vencer”, seguiu.
Por fim, Wolff deixou mensagem positiva para terminar o ano: é possível brigar pelo título em 2025, ao avaliar a proximidade entre as equipes nesta temporada.
“Quando você olha para as vitórias deste ano, a Red Bull teve uma temporada definida pelas vitórias lá do começo. Se avaliar o que veio depois, as quatro equipes estão muito próximas. Creio que a McLaren ganhou seis; a Ferrari ganhou cinco; nós, quatro; a Red Bull, não sei [foram ao todo nove na temporada, sendo quatro nas primeiras cinco provas]”, apontou.
“É isso. Adoraríamos brigar com outras equipes e competir com vitórias baseadas no mérito, mas nada disso é garantido”, finalizou.
A Fórmula 1 realiza a pós-temporada nesta terça-feira (10), em Abu Dhabi, das 2h (de Brasília, GMT-3) às 11h. Os pilotos titulares conduzirão o programa da Pirelli e dividirão a pista com os respectivos colegas novatos. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Sainz leva Williams à liderança na 1ª parte dos testes coletivos em Abu Dhabi. Bortoleto é 8º