Mercedes sai zerada na Austrália pela 1ª vez desde GP do Azerbaijão de 2021

O abandono duplo da Mercedes no GP da Austrália significou a primeira corrida sem pontos da equipe em mais de dois anos, desde o GP do Azerbaijão de 2021 — marcado pelo fatídico erro de Lewis Hamilton, que apertou um botão errado no volante e passou reto na curva 1

O abandono duplo de Lewis Hamilton e George Russell no GP da Austrália, disputado no último fim de semana, significou para a Mercedes uma marca — negativa — que a equipe não alcançava desde a temporada 2021, no Azerbaijão: sair de uma corrida sem nenhum ponto. O feito inglório voltou a se repetir em Melbourne, depois que o heptacampeão teve uma quebra de motor e seu companheiro perdeu o controle do carro na última volta e foi no muro.

Naquela ocasião, a Mercedes tinha Hamilton e Valtteri Bottas como titulares, e o finlandês fez uma corrida sofrível, brigando ao longo de toda a prova para entrar no top-10. Não conseguiu, e o 12º lugar foi o máximo que o hoje piloto da Sauber conseguiu alcançar.

Hamilton, por sua vez, estava na briga pelo pódio até o fim, mas Max Verstappen liderava a corrida com tranquilidade e rumava para a vitória. No entanto, um estouro de pneu na volta 47 deu fim ao sonho do neerlandês, que viu Sergio Pérez assumir a ponta na relargada. Lewis era o segundo.

No reinício, o britânico até passou Pérez, mas apertou um botão errado no volante e alterou o balanço dos freios, o que o fez passar reto na curva 1 e desperdiçar a oportunidade de buscar o triunfo. No fim, terminou apenas em 15º, atrás do próprio companheiro de equipe.

Em 2021, Hamilton passou reto na curva 1 durante a relargada e despencou (Foto: AFP)

A vitória, assim, caiu no colo de Pérez, que vencia a primeira corrida pela Red Bull. Sebastian Vettel foi o segundo com a Aston Martin, enquanto Pierre Gasly completou o pódio com a AlphaTauri — hoje RB (Visa Cash App RB). Na Austrália, Verstappen também abandonou, mas a vitória ficou com a Ferrari de Carlos Sainz. Charles Leclerc foi o segundo, e Lando Norris fechou o top-3.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.