Meses após punir Vettel na Índia, FIA legaliza zerinhos e libera vencedor para “ato de celebração”

Meses após punir Sebastian Vettel por executar zerinhos ao fim do GP da Índia, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) voltou atrás, legalizou a manobra e afirmou que os pilotos estão autorizados a realizarem um ato de celebração, desde que seja feito de maneira segura

Às vésperas do início da temporada 2014 da F1, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) publicou uma atualização em seu regulamento esportivo autorizando os pilotos a executarem um “ato de celebração” em caso de vitória. Mudança chega meses após a entidade punir Sebastian Vettel por conta dos zerinhos realizados ao fim do GP da Índia.
Vettel foi punido por celebração em Buddh no ano passado (Foto: Getty Images)
No regulamento publicado no último dia 5, a entidade incluiu uma exceção ao Artigo 30.4, que diz que em nenhuma circunstância um piloto pode parar o carro na pista sem uma razão justificada, e autorizou a realização de uma celebração.
 
“Uma exceção ao Artigo 30.4 será feita ao piloto vencedor, que pode realizar um ato de celebração antes de chegar ao parc femé, desde que tal ato: a) seja realizado de forma segura e não coloque em risco outros pilotos e qualquer comissário; b) não coloque em questão a legalidade de seu carro; c) não atrase a cerimônia do pódio”, diz o novo texto.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.