Schumacher entra na lista por vaga de Zhou e ameaça Drugovich na Alfa Romeo-Sauber

Com Valtteri Bottas garantido para 2024, briga por vaga de Guanyu Zhou ganhou um concorrente a mais: Mick Schumacher, atualmente reserva da Mercedes e buscando voltar ao grid da Fórmula 1

Com algumas poucas vagas abertas na Fórmula 1 para a próxima temporada, a corrida dos pilotos se torna cada vez mais intensa, mas não dentro das pistas — e sim, para tentar garantir um posto valioso no grid do ano que vem. Segundo o jornalista Joe Saward, especializado na cobertura da categoria, a Sauber — que vai perder o apoio da Alfa Romeo a partir de 2024 e ainda não definiu oficialmente o nome de sua equipe — cogita trazer Mick Schumacher de volta ao esporte para formar dupla com Valtteri Bottas.

As informações dão conta de que o finlandês já está garantido para 2024, mas seu companheiro, Guanyu Zhou, não. De acordo com Saward, a falta de apoio financeiro por parte do chinês afeta sua possível continuidade, e Schumacher oferece uma possibilidade melhor em termos econômicos.

“A única opção que vejo para a equipe até o momento é tentar tirar algum dinheiro da Alemanha com Mick Schumacher, já que está claro que ele não possui futuro na Mercedes além de um rosto sorridente com um sobrenome famoso”, escreveu Saward em seu blog.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mick Schumacher andou com o W14 em teste de pneus em Barcelona nesta quarta-feira (07) (Foto: Mercedes/Divulgação)
Schumacher entrou na mira da Alfa Romeo para o ano que vem (Foto: Mercedes/Divulgação)

“Usar Schumacher pode apelar para a Audi, futura dona, mas o pensamento é de que quando chegarem, em 2026, queiram ter alguém melhor que Mick”, ressaltou. “A vaga na Sauber é a única chance de Schumacher na F1, mas ele também pode usar seu nome para negociar um assento em outra categoria do esporte a motor”, escreveu Saward.

O movimento pode impactar, inclusive, no futuro do brasileiro Felipe Drugovich. Ainda segundo o jornalista, o piloto é uma das opções da Sauber para o ano que vem, mas não quer ser visto como pagante e não possui o aporte de Schumacher, por exemplo.

“Surgiram algumas conversas de Drugovich se juntando à Sauber, mas ele não quer ser visto como piloto pagante e não possui o montante que a equipe suíça quer”, disse. “Então, a equipe precisa continuar procurando. Guanyu Zhou está fazendo um bom trabalho e provavelmente deve melhorar no próximo ano, mas não paga — então, está exposto”, garantiu.

Além disso, ao destacar a extensão de vínculo entre Lance Stroll e a Aston Martin, Joe definiu a situação como negativa para o atual campeão da Fórmula 2, que se vê sem a perspectiva de uma vaga na equipe para o futuro. Assim, o caminho natural deve ser mesmo a Fórmula E, na qual ‘Drugo’ já atraiu o interesse da Andretti, atual campeã do Mundial de Pilotos com Jake Dennis.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Felipe Drugovich (Foto: Aston Martin/Divulgação)
Em busca de uma vaga, Drugovich também interessa à equipe suíça (Foto: Aston Martin/Divulgação)

“O mercado de pilotos cumpriu o que era esperado, com Mercedes e Haas mantendo seus pilotos e a Aston Martin não surpreendendo ninguém com a nova assinatura de Lance Stroll”, escreveu Saward. “Isso é uma notícia ruim para o reserva, Felipe Drugovich, que não competiu esse ano em busca de uma chance”, destacou.

“Ele [Drugovich] não pode ficar de fora [das competições] por mais um ano, então, é esperado um movimento à Fórmula E para se manter em atividade, enquanto se mantém como reserva da Aston Martin”, explicou.

Por fim, Saward destacou a manutenção da dupla de equipe na Williams, que ainda não divulgou seus pilotos para o ano que vem. Enquanto Alexander Albon faz temporada soberba, até além das expectativas do time britânico, Logan Sargeant sofre em seu primeiro ano na Fórmula 1. Ainda assim, deve ficar para uma segunda participação.

“A Williams pode não ter anunciado ainda, mas a equipe não tem planos de substituir Logan Sargeant”, finalizou.

Fórmula 1 retorna nos dias 15, 16 e 17 de setembro, com o GP de Singapura, 15ª etapa da temporada 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.