Häkkinen espera “domínio” de McLaren até fim da temporada: “Ninguém vai alcançá-los”
Bicampeão mundial com a McLaren, Mika Häkinnen destacou que vê o time laranja-papaia como “a melhor equipe” do grid e espera um domínio até o fim do ano
Com oito rodadas restantes na temporada da Fórmula 1, a McLaren segue na busca pela liderança tanto do Mundial de Pilotos quanto do Mundial de Construtores. Atualmente, Max Verstappen e Red Bull ainda lideram as duas tabelas, respectivamente, mas Mika Häkkinen acredita que isso não vai durar muito e prevê um domínio da equipe britânica daqui para frente.
O bicampeão mundial apontou que a McLaren é “o melhor time” do grid atualmente e disse que a equipe tem todas as ferramentas em mãos para conseguir ser campeã em 2024.
De momento, antes do GP do Azerbaijão, Norris está na segunda posição entre os pilotos, com 62 pontos a menos que o líder Verstappen. Já no Mundial de Construtores, a diferença da McLaren para a Red Bull é de apenas oito tentos, enquanto a Ferrari vem logo atrás, em terceiro, com 31 pontos a menos que a equipe britânica.
“[A McLaren] é o melhor time e este é o momento mais empolgante, na minha opinião, para ver o que vai acontecer no resto da temporada. Eles vão simplesmente dominar? Espero que sim. Ou será que veremos outras equipes atualizando os carros? Eu não acho”, opinou em entrevista à Unibet.
“Acho que a McLaren tem ferramentas, pilotos, gestão, os parceiros que financiam esta grande equipe. Então, não acho que alguém vai alcançá-los”, complementou.
Outro aspecto que surpreende o bicampeão mundial pela McLaren é a evolução da equipe de uma temporada para a outra. Em 2023, ao final do ano, o time papaia terminou o Mundial de Construtores na quarta posição, com 302 pontos, bem menos do que os tentos já somados em 2024.
Häkkinen também relembrou o começo ainda mais fraco que a McLaren teve na temporada passada. Na segunda prova do ano, na Arábia Saudita, Norris se classificou apenas em 19º, enquanto Piastri, que era calouro, obteve o mesmo resultado três etapas depois, em Miami.
“Se voltarmos alguns anos, a McLaren era uma equipe de pouco sucesso. Olhando para o ano passado, acho que se classificaram na última fila em um dos primeiros GPs. É incrível ver que a equipe tem foco e o entendimento para saber o que precisa para ficar em posição para vencer corridas”, destacou.
“Tem sido um grande trabalho da gestão da equipe para motivar os pilotos e fazer com que entendam que, sim, chegarão lá, basta ter paciência e trabalhar duro. E isso inclui engenheiros, mecânicos, designers, o marketing. Demora muitos anos, mas veja onde já estão”, concluiu Häkkinen.
A Fórmula 1 volta às pistas neste fim de semana, entre os dias 13 e 15 de setembro, para o GP do Azerbaijão, em Baku.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Sauber diz ainda “não ter resposta” para 2025, mas exalta Bortoleto: “Grande talento”