Red Bull diz que “complexidade” prejudica RB20: “McLaren é muito mais simples”

Na opinião de Christian Horner, chefe da Red Bull, a equipe exagerou na complexidade do RB20 ao desenvolvê-lo, enquanto a McLaren seguiu evoluindo o conjunto que tinha em 2023

Dominante ao longo da temporada 2023, com 21 vitórias em 22 corridas, a Red Bull sofre em 2024 e não consegue mais exercer nenhum tipo de controle sobre a concorrência na Fórmula 1. Chefe dos taurinos, Christian Horner admitiu que o time está em apuros e disse considerar a concepção do carro como um dos ingredientes da má fase. Segundo ele, a complexidade em torno do RB20 o difere bastante do MCL38 da McLaren, melhor conjunto da categoria neste momento.

Ao explicar os principais problemas do carro no momento, Horner disse que Max Verstappen e Sergio Pérez não conseguem ter confiança nas curvas devido à falta de equilíbrio entre dianteira e traseira. Assim, além dos problemas com a velocidade, os pilotos gastam mais os pneus do que deveriam tentando controlar o monoposto.

“Acho que precisamos olhar para todos os aspectos do carro”, explicou Horner. “Há um problema de equilíbrio que não permite que os pilotos tenham confiança nas entradas de curva. Assim que você acalma a traseira, você compromete a dianteira. Então, sofre com subesterço e destrói os pneus”, disse.

Horner, então, admitiu que o processo de desenvolvimento do RB20 foi extremamente complexo, o diferenciando bastante de um carro que foi completamente dominante em 2023. Ao comparar a situação com a McLaren, o britânico considerou a possibilidade de dar um passo atrás e tornar as coisas mais simples.

Horner comparou desenvolvimento da Red Bull ao da McLaren (Foto: Red Bull Content Pool)

“Se você ver a McLaren, parece quase que uma evolução do carro do ano passado, muito mais simples do que o nosso. Talvez tenhamos sido muito complexos e precisemos simplificar um pouco as coisas”, analisou.

“Acho que chegamos ao teto em certas áreas e o carro ficou desconectado. Às vezes, é melhor ter um pouco menos de carga [aerodinâmica] e um pouco mais de equilíbrio para conseguir tempo de volta, um desgaste melhor e mais gerenciamento dos pneus, todos esses aspectos”, finalizou o chefe da Red Bull.

Fórmula 1 volta de 13 a 15 de setembro em Baku, para a disputa do GP do Azerbaijão, 17ª etapa da temporada 2024.

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