Mudanças por causa da altitude: atualizações das equipes para GP da Cidade do México

Apenas RB, Red Bull, Ferrari, McLaren e Williams promoveram mudanças para etapa mexicana da F1. Poucas foram atualizações que não tiveram relação com áreas de refrigeração

Localizado a mais de 2.200 m de altitude, o autódromo Hermanos Rodríguez é o mais alto de todo o calendário da Fórmula 1 e, com isso, o GP da Cidade do México é aquele que tem o ar mais rarefeito da temporada, o que exige algumas mudanças nos carros para a disputa da etapa mexicana. As áreas onde se tem necessidade de fluxo de ar tiveram uma atenção especial para Red Bull, Ferrari, McLaren, Williams e RB, os cinco times que levam novidades à 20ª corrida do ano.

A altitude da Cidade do México é o cerne das atualizações para este final de semana, afinal, literalmente existe menos oxigênio no ar para a refrigeração algumas partes do carro. A equipe que mais mudanças terá no autódromo Hermanos Rodríguez é a RB. O time de Faenza mudou a curvatura da parte traseira do assoalho, visando reduzir perdas aerodinâmicas, bem como alterou o perfil da borda do assoalho, aumentando a carga aerodinâmica produzida pela peça.

A cobertura do motor também foi alterada para reduzir a pressão sobre os radiadores, além de aumentar o fluxo de ar para que a unidade de potência seja melhor refrigerada. Essa mudança proporcionou à RB a possibilidade de fazer atualizações nas entradas de ar no topo dos sidepods, aumentando a refrigeração na região.

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RB, de Yuki Tsunoda, é a equipe que mais levou atualizações para GP mexicano (Foto: AFP)

A Red Bull também promoveu alterações visando a melhor refrigeração. A equipe aumentou o volume central do topo da cobertura do motor, alegando que a unidade de potência necessita de uma saída de refrigeração mais larga em decorrência das “únicas condições de ambiente do circuito”. Milton Keynes preparou dutos um pouco maiores para os freios como atualização.

Vindo de 1-2 no GP dos Estados Unidos, a Ferrari alterou a entrada de ar sobre os sidepods, visando melhor refrigeração aos motores durante a etapa mexicana — algo que a McLaren também traz como atualização. Os comandados de Andrea Stella também promoveram mudanças na cobertura do motor, com o intuito de aumentar o fluxo de ar e, consequentemente, melhorar o resfriamento. No entanto, a equipe líder do Mundial de Construtores revisou todo o assoalho, com “mudanças geométricas em todas as áreas” para que se tenha mais carga aerodinâmica sob “todas as condições”.

A Williams também mudou a cobertura do motor, aumentando a área de saída de ar, localizada na parte traseira da peça. A equipe assumiu que a mudança é em decorrência da altitude, que promoveu a atualização para aumentar o fluxo de ar na região. Por fim, o time de Grove trouxe mudanças na ‘beam wing’, localizada na parte de trás do carro. De acordo com a equipe, a ideia é aumentar a eficiência do conjunto da asa traseira. O arrasto e a pressão aerodinâmica serão reduzidos, mas é algo que a Williams trata como “possivelmente mais eficiente no México”.

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