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Toto Wolff, diretor-esportivo da Mercedes, se mostrou bastante consternado por ver sua equipe mais uma vez sofrer problemas na largada. Duas semanas de Lewis Hamilton e Nico Rosberg serem superados por Felipe Massa e Valtteri Bottas na largada do GP da Inglaterra, agora foi a vez de a dupla prateada ser batida por Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen, da Ferrari, nas primeiras curvas do GP da Hungria. Mas diferente do que foi em Silverstone, os problemas na largada prejudicaram em demasia a Mercedes, que fez sua pior prova em toda a temporada e ficou longe do pódio pela primeira vez em 2015.
A preocupação do dirigente austríaco aumenta porque, a partir da próxima etapa da temporada, o GP da Bélgica, após as férias de verão, a F1 adotará um novo sistema de largada no qual os pilotos não contarão mais com nenhuma ajuda externa.
“Muito preocupado”, afirmou Wolff em entrevista coletiva logo após o GP da Hungria, no último domingo. “Nós fomos ultrapassados pelas duas Williams na última vez, e agora nós fomos ultrapassados pelas duas Ferrari. Foi isso o que desencadeou toda a confusão e o incidente [entre Hamilton e Rosberg] na primeira volta”, afirmou.
Durante a primeira passagem, Hamilton e Rosberg lutavam pela terceira colocação, mas o britânico cometeu um erro na entrada da chicane e acabou passando pela brita, despencando para o décimo lugar, o que acabou por comprometer seu desempenho ao longo da prova.
Fato é que a Mercedes vem lidando com problemas no sistema de embreagem, fundamental no momento da largada. Mudanças foram adotadas pela Mercedes no equipamento a partir do GP da Espanha, e isso definitivamente ajudou nas largadas nas corridas seguintes, mas o desempenho em Silverstone e Hungaroring fez acender novamente o sinal de alerta.
Wolff entende que não se trata apenas da embreagem, mas de muitos outros fatores. “Precisamos ficar em cima disso. É inaceitável e precisa ser analisado para ver porque isso aconteceu. E são muitas razões, não uma em específico. Se você analisar, não é bom”, disse.
“São várias questões. É muito difícil conseguir a calibração correta. Tivemos dois treinos de largada muito bons, e então, na largada pra valer da corrida, a roda patinou muito. Então fomos surpreendidos de uma maneira em que não foi mais possível se recuperar”, lamentou.