Na Garagem: Clark conquista primeiro título na F1 e bate recorde de vitórias na temporada

Há exatos 55 anos, Jim Clark escrevia seu nome no esporte a motor. Com uma temporada impecável, o piloto garantiu sete vitórias das dez corridas de 1963, sagrando-se campeão com três provas de antecedência e batendo o recorde de maior número de triunfos no mesmo campeonato

Há exatos 55 anos, Jim Clark conquistou aquele que seria o primeiro de seus dois títulos na F1. Em uma temporada em que brilhou e não deu chance aos adversários, venceu sete das dez corridas e se colocou como uma das grandes lendas do esporte a motor.
 
O caneco veio com grande antecedência, na Itália, com três provas para o fim – algo nunca antes visto na categoria. Nas disputas restantes, nos Estados Unidos, México e África do Sul, conseguiu um terceiro lugar e mais dois triunfos, respectivamente.
 
A temporada de 63 se desenhou perfeita para o escocês. Ele, que chegou confiante de quase ter sido campeão um ano antes, dominou com sua Lotus. As três etapas em que não subiu ao degrau mais alto do pódio foram por conta de falhas mecânicas. Ferrari e BRM tentaram construir carros para bater equipe e piloto, mas sem sucesso.
 
Seu inicio naquele campeonato não foi fácil, é verdade. Por um problema, acabou abandonando a primeira prova do ano, em Mônaco. Quem recebeu a bandeira quadriculada em primeiro foi Graham Hill. Mas ali encerrava a falta de sorte de Jim, já que nas quatro disputas seguintes enfileirou quatro vitórias – Bélgica, Holanda, França e Inglaterra.
Jim Clark e a coroa de flores de Monza (Foto: F1 Facts)

Na Alemanha, quinta etapa da temporada, Clark teve de se contentar com uma segunda colocação, vendo John Surtees vencer a corrida. Naquele ponto da temporada, o titular da Lotus ponteava a tabela com folgados 42 pontos, com Surtees aparecendo em segundo, 20 tentos atrás. O terceiro era Richie Ginther, com 18.
 

Com este cenário, o escocês estava com quase as duas mãos no título. Bastava apenas vencer uma das quatro corridas restantes para, enfim, sagrar-se campeão mundial. Chegou então o GP da Itália, que aconteceu em Monza. Ali era a primeira chance de Clark conquistar o caneco – assim como a Lotus, nunca campeã antes.
 
Logo na classificação sofreu um revés. Viu Surtees abocanhar a pole-position com a marca de 1min37s300, encerrando a sequência de quatro poles consecutivas do líder da tabela. Hill foi o segundo, com 1s2 de atraso. Jim largaria da terceira posição após anotar 1min39s300.
 
Assim que foi autorizada a largada, o titular da Ferrari acabou saindo mal e viu Clark e Hill saltarem para frente, entrando lado a lado na Curva Grande, mas logo se recuperou. Ao final do primeiro giro, a liderança estava com Graham, seguido por John e Jim. O restante do pelotão já sustentava uma certa desvantagem do trio.
Clark dá uma carona para Chapman (Foto: Forix)
Na terceira volta, então, o titular da Ferrari assumiu a ponta, enquanto Clark precisava se dividir entre atacar a dupla e se defender de Gurney e Bandini. Entretanto, na volta seguinte, conseguiu assumir a segunda colocação, optando então por seguir o ponteiro ao invés de dar o bote.
 
A briga entre Surtees e Clark era épica. A Lotus igualava forças com a Ferrari nas curvas, mas perdia rendimento nas retas. Após 16 giros de uma intensa batalha entre os pilotos, o pior aconteceu para o inglês na volta seguinte. Seu carro o deixou na mão com um estouro de motor, encerrando ali suas chances de vitória e sonho de título. A partir de então, o escocês liderava com uma vantagem de 2s, mas contando sempre com as ameaças de Hill e Gurney.
 
O duelo pela ponta do pelotão seguiu pegando fogo, com a primeira colocação trocando de mão por 24 vezes em 56 voltas. Próximo do fim, foi a vez de Hill contar com um golpe de azar em sua corrida, vendo sua transmissão quebrar. O piloto chegou a ir aos boxes e voltar para a pista, mas a tentativa foi sem sucesso, e ficava pelo caminho mais um adversário do título.
Jim Clark e John Surtees brigaram por boa parte da prova – até Surtees abandonar (Foto: Autodivas)
Tudo caminhava da melhor maneira para Clark sagrar-se campeão. Com o abandono de Gurney pouco depois de Graham, Jim ainda se permitiu tirar o pé do acelerador no final para poupar seu carro – ainda assim, cruzou a linha de chegada 1min35s de respiro para o segundo colocado Ginther. Bruce McLaren completou o pódio daquela prova.
 
Desse modo, naquele 8 de setembro de 1963, Jim Clark conquistou seu primeiro título na F1. Em uma temporada impecável, ainda garantiu o primeiro caneco da Lotus, além de ter batido o recorde de maior número de vitórias em um só campeonato. Um nome que entrou definitivamente para a história do esporte a motor.
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