Na Garagem: com chefe ao volante, Minardi fecha as portas na Itália

Paul Stoddart foi o último “piloto” a guiar um carro de F1 da Minardi. O australiano, chefe do time desde 2001, conduziu as últimas voltas da equipe em um teste no circuito de Vallelunga em 24 de novembro de 2005. No ano seguinte, o time passou a se chamar Scuderia Toro Rosso

Já se passaram dez anos desde o dia em que a Minardi fechou as portas — 24 de novembro de 2005. A honra de conduzir as últimas voltas da mais simpática nanica da história da F1 coube ao chefe do time, Paul Stoddart, australiano que assumira o controle da escuderia em 2001.
 
Com o campeonato de 2005 encerrado e a venda para a Red Bull acertada, restavam apenas alguns compromissos firmados para que a Minardi pudesse, enfim, encerrar suas atividades. A última foi um teste no circuito italiano de Vallelunga.
 
Foram quatro dias de atividades, nos quais também tiveram a oportunidade de testar a inglesa Katherine Legge, o israelita Chanoch Nissany e o uruguaio Juan Caceres.
Paul Stoddart e Giancarlo Minardi, o fundador do time, no último GP da equipe na F1, na China (Foto: Minardi)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Caceres foi o mais rápido, marcando um tempo de 1min21s019 em apenas dez voltas no carro. Legge marcou um tempo de 1min21s176 em 27 voltas. Nissany cravou apenas 1min24s650 em um total de 50 giros.

 
Mas o que chamou mais a atenção, mesmo, foi o evento de despedida. Também marcaram presença ex-pilotos da Minardi, como Robert Doornbos, Patrick Friesacher, Marc Gene e Gianni Morbildelli, além de outros convidados — um deles era o cantor italiano Max Gazzè.
 
Stoddart falou a respeito do fim da trajetória de 20 anos da Minardi na F1: “Foi uma experiência mais emocionante do que eu esperava ser a última pessoa a pilotar um carro de F1 da Minardi. Por tantos anos, a Minardi tentou dar muito a muitos, e foi bem marcante receber tantos comentários positivos nesta semana. Agora o time vai se chamar Squadra [Scuderia] Toro Rosso, e eu desejo todo o sucesso a eles, embora eu sei que não vou ser o único que vai sempre lembrar que essa equipe é a Minardi. Finalmente, a Minardi só é o que é por causa das pessoas que estão na equipe, e eu aproveitei ao máximo os meus cinco anos trabalhando com pessoas verdadeiramente profissionais. Obrigado a todos”.
 
Em 21 temporadas na F1, a Minardi teve um total de 340 GPs e somou 38 pontos. Nenhum piloto jamais subiu ao pódio com o macacão do time, e o resultado de maior destaque foi o segundo lugar no grid de largada conquistado por Pierluigi Martini no GP dos Estados Unidos de 1990, em Phoenix.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.