Na Garagem: na 1ª vez de Ferrari, Schumacher enfim ganha em Monza

A primeira vitória de Michael Schumacher no GP da Itália aconteceu justamente em sua primeira corrida com a Ferrari no circuito — uma apresentação perfeita à torcida italiana

Michael Schumacher disputou quatro vezes o GP da Itália com a Benetton, mas nunca chegou perto de vencer. A primeira vitória em Monza, a casa favorita dos tifosi, aconteceu no primeiro ano dele com a Ferrari.

 
Para não dizer que Schumacher nunca tinha vencido na Itália, ele ganhou o GP de San Marino de 1994, em Ímola — uma corrida pela qual não pôde fazer muita festa.
 
E por mais italiana que pudesse ser a Benetton, de donos italianos e chefiada por Flavio Briatore, a licença da equipe era britânica. Também não havia a imensa legião de seguidores.
Michael Schumacher se apresentou aos tifosi pela primeira vez com vitória (Foto: Monza)
Quando chegou a Monza para o GP da Itália em 1996, Schumacher era o terceiro colocado no campeonato com apenas 39 pontos — bem distante de Damon Hill e Jacques Villeneuve. No entanto, tinha vencido na Espanha e na corrida anterior, na Bélgica. O alemão fez o terceiro tempo no treino classificatório, atrás dos dois pilotos da Williams.
 
Na largada, Jean Alesi foi impressionante, pulando de sexto para primeiro. Ainda na primeira volta, no entanto, levou o troco de Hill.
 
Para Schumacher, o caminho foi se abrindo na medida em que os pilotos a sua frente abandonavam. Primeiro Coulthard, que se enroscou com Villeneuve — e o próprio canadense perdeu posições. Hill bateu sozinho nos pneus da chicane na sexta volta. E então Schumi superou Alesi nos boxes.
Michael Schumacher se apresentou aos tifosi pela primeira vez com vitória (Foto: Monza)
O ferrarista liderou as últimas 23 voltas e sobreviveu a um erro na chicane para vencer com 18 segundos de vantagem para Alesi. Mika Häkkinen completou o pódio com a McLaren.
 
Schumacher ganharia mais quatro vezes o GP da Itália, em 1998, 2000, 2001 e em 2006. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.