Na Garagem: primeiro campeão da F1, Farina morre dirigindo para GP da França

Há 50 anos, dirigindo para acompanhar o GP da França, Giuseppe Farina morreu em um acidente de carro nos Alpes

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
A semana do GP da França de 1966 foi de uma triste notícia para a F1, com a morte do seu primeiro campeão mundial: Giuseppe Farina.

A corrida aconteceria em 3 de julho, mas, em 30 de junho, um trágico acidente aconteceu nos Alpes Franceses.

Farina, aposentado e fora do grid da categoria já há 11 anos, estava a caminho de Reims para acompanhar a corrida e também seguir acompanhando o ator Yves Montand, que interpretou Jean-Pierre Sarti no clássico filme ‘Grand Prix’.

Giuseppe Farina (Foto: Forix)
Contudo, ao passar pelos Alpes na região de Savóia, Farina perdeu o controle de seu Lotus Cortina e bateu em um poste de telégrafo. Ele morreu na hora.
 
Na F1, Farina disputou 33 GPs e venceu cinco vezes. Também fez cinco poles e foi a 20 pódios. Em corridas extra-campeonato, comuns na época, participou de 65 provas e ganhou 16.
 
Farina, entretanto, não foi o primeiro campeão a morrer. Antes dele, Alberto Ascari e Mike Hawthorn também haviam perdido a vida em acidentes.

Neste fim de semana, a F1 chega a Áustria para disputa da nona etapa do Mundial 2016. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo em TEMPO REAL. Fique ligado também em nossa página no Facebook.

PADDOCK GP #35 DEBATE MOTOGP, STOCK CAR E FAZ PRÉVIA DA F1 E FINAL DA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.