Na Garagem: Schumacher é alvo de investigação criminal por batida de 1997

Após um alemão enviar uma carta para o Ministério Público, um procurador resolveu investigar o acidente envolvendo Michael Schumacher e Jacques Villeneuve na decisão da F1 em 1997

Nem foi na Alemanha o caso aconteceu, mas, como se tratou de uma prova transmitida ao vivo pelo país, a justiça local resolveu trabalhar. Em 6 de janeiro de 1998, um procurador público de Colônia revelou que estava investigando o acidente entre Michael Schumacher e Jacques Villeneuve no GP da Europa de 1997, decisão do campeonato da F1.
 
Àquela altura, a FIA já havia dado o caso por encerrado e desclassificado Schumacher do Mundial de Pilotos, tirando dele o vice-campeonato.
Schumacher jogou o carro sobre Villeneuve em Jerez 1997 (Foto: Getty Images)
No entanto, Hans Bernhard Jansen, chefe do departamento de crimes capitais em Colônia disse que recebeu uma reclamação e que, por isso, decidiu investigar.
 
“Recebemos uma reclamação por escrito de um cidadão alemão em Frankfurt pedindo para a procuradoria checar se a atitude de Schumacher foi digna de punição. Uma decisão será tomada muito em breve”, afirmou.
 
A manobra feita pelo então bicampeão poderia enquadrá-lo em acusações de tentativa de assassinato, de causar lesão corporal grave e infrações de trânsito — deliberadamente acertar outro carro, provocando um acidente.
 
Naturalmente, o caso apenas rendeu alguma publicidade para o procurador, que ganhou seus 15 minutos de fama. Nenhuma ação foi tomada contra Schumacher.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.