Na torcida por teto orçamentário, Haas coloca planos para futuro na dependência de acordos de 2021

A Haas sabe o que vai fazer nas próximas duas temporadas, mas não tem ideia sobre o futuro. Isso porque Guenther Steiner, chefe de equipe, espera pela definição do novo acordo comercial da F1, que inclui a possibilidade de teto orçamentário

Desde a estreia na Fórmula 1, em 2016, a Haas teve um crescimento lento e constante. A equipe chegou ao quinto lugar no Mundial de Construtores em 2018 e aposta em receita semelhante em 2019. O futuro, por sua vez, não tem muito planejamento: de acordo com Guenther Steiner, chefe da equipe, a indefinição a respeito da F1 pós-2021 impossibilita de traçar ideias concretas.
 
“Só posso falar a respeito dos próximos dois anos, porque não temos um contrato além disso”, disse Steiner, entrevistado pela revista ‘Racer’. “Nossos próximos dois anos vão ser bem parecidos. Vamos tentar assumir novas funções nesse ano, mas você nunca quer fazer coisas demais. Se você fizer muito, você normalmente tropeça. Queremos aprender e fazer melhor as coisas”, continuou.
 
O acordo comercial vigente entre escuderias e F1 se encerra ao fim de 2020. Um novo precisa ser construído para 2021, e com promessa de mudanças profundas por parte do Liberty Media, dono da categoria. O grupo americano é favorável ao teto orçamentário, que beneficiaria equipes medianas como a Haas.
Romain Grosjean (Foto: Haas)

“Nosso futuro é isso. Se tivermos um teto orçamentário, acho que temos uma chance maior de seguir crescendo do que sem”, refletiu Steiner. “Se tivermos uma parcela maior do dinheiro da premiação, melhor. Essa é uma das coisas mais importantes desse novo contrato, e, como vocês sabem, a F1 2021 não começa no meio de 2020. Começa no meio de 2019, se não antes”, encerrou.
 
Steiner já ameaçou deixar a F1 caso medidas contra a divisão em ‘F1 A’ e ‘F1 B’ não fossem tomadas. O teto orçamentário é uma medida que permitiria a aproximação de equipes medianas em relação às gigantes Mercedes, Ferrari e Red Bull.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!