Newey se preocupa com “frenesi de gastos” após fim de sistema de fichas de desenvolvimento dos motores na F1

Adrian Newey, famoso projetista de carros da F1, prevê que o fim do sistema de fichas de desenvolvimento vai afetar negativamente a categoria. Newey aponta que, agora, as equipes vão gastar mais para desenvolver motores, aumentando a disparidade no grid

O fim do sistema de fichas de desenvolvimento da F1, previsto para 2017, já está deixando Adrian Newey preocupado. De acordo com o famoso projetista de carros, a alteração só vai levar a um aumento exagerado nos custos da F1 – tópico frequentemente debatido ao longo dos últimos anos.
 
Um dos motivos para o fim do formato foi justamente o controle de custos. Todavia, Newey aponta que isso só terá efeito para equipes menores, que não desenvolvem seus próprios motores. Para as grandes construtoras, como Mercedes e Ferrari, um gasto maior será necessário – aumentando a disparidade entre construtores da F1.
Adrian Newey, o pessimista (Foto: Getty Images)
“Mais gastos, simplesmente isso. Se você olhar todas as reuniões técnicas do grupo de trabalho desde 2012 ou 2013, o acordo da época era que os motores se congelariam, mas permitindo a evolução das equipes que estavam atrás”, recordou Newey, em entrevista à ‘Reuters’.
 
“Então vira um frenesi de gastos. A quantidade que os grandes fabricantes estão gastando é de chorar, e isso realmente significa que as distâncias vão aumentar, não diminuir, para equipes como a Renault, que não estão preparadas para gastar tanto dinheiro”, seguiu.
 
A novidade acontece em uma época turbulenta para a Red Bull, onde Newey é consultor técnico. Os tetracampeões do mundo vão seguir com motores Renault, mas em uma versão rebatizada – agora Tag-Heuer – e com alterações de configuração, permitindo o tão desejado ganho de potência, Calcanhar de Aquiles da escuderia em 2015.
VEJA A EDIÇÃO #15 DO PADDOCK GP, COM LUCAS DI GRASSI

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “8352893793”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth

document.MAX_ct0 = '';

var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');

var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);

document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.