Hülkenberg é desclassificado no Bahrein por desgaste excessivo da prancha 

Nico Hülkenberg acabou investigado e desclassificado pelos comissários da FIA por desgaste excessivo da prancha do assoalho. Com isso, perde o 14º lugar no Bahrein

Nico Hülkenberg viu o domingo ficar ainda mais amargo após a bandeirada do GP do Bahrein, que aconteceu neste domingo (13). Embora tenha cruzado a linha de chegada em 14º, desempenho decente para os padrões da Sauber, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) detectou uma infração técnica no carro #27 e desclassificou o piloto por causa do desgaste excessivo da prancha do assoalho.

Embora o ritmo de corrida tenha sido razoável, Hülkenberg teve inúmeros problemas durante o fim de semana do GP do Bahrein. Além do problema com a confiabilidade do motor durante o TL3, o alemão teve uma volta deletada na classificação e isso o obrigou a largar de 16º.

Na corrida, considerando que a Sauber tem o pior carro do grid atualmente, Hülkenberg se posicionou bem e cruzou a linha de chegada em 14º. Porém, depois do GP do Bahrein, Jo Bauer, delegado técnico da (FIA, detectou o desgaste excessivo na prancha do assoalho do carro #27.

As pranchas de madeira que ficam no assoalho devem ter 10mm de espessura e o desgaste máximo durante a corrida não pode superar 1mm. Segundo Bauer, delegado da FIA, a prancha do assoalho da Sauber estava mais fina do que o permitido nas avaliações e o caso foi levado aos comissários da entidade que regula o esporte.

“Os comissários ouviram o representante da equipe do carro 27, de Nico Hülkenberg. As medições do conjunto da prancha do carro registradas foram 8.4 mm (lado esquerdo), 8.5 mm (linha central do carro) e 8.4 mm (lado direito). Isso está abaixo da espessura mínima de 9mm do Artigo 3.5.9 do Regulamento Técnico”, indicou o documento da FIA.

“Durante a audiência, o representante da equipe confirmou que a medição está correta e que todos os procedimentos exigidos foram realizados corretamente. A equipe também reconheceu que cometeu um erro genuíno. Os comissários entenderam que houve violação do Artigo 3.5.6 da FIA e, portanto, a penalidade padrão de desqualificação foi aplicada para tal infração”, finalizou o documento.

Fórmula 1 volta de 18 a 20 de abril em Jedá, palco do GP da Arábia Saudita, quinta etapa da temporada 2025.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.