Nico Hülkenberg afirmou que não ficou “muito impressionado” com a atuação de Fernando Alonso no GP da Austrália. O titular da Haas considerou que o espanhol usou uma “tática comum” com George Russell, mas “na curva errada”.
Nas voltas finais da corrida em Melbourne, Alonso e Russell se envolveram em uma disputa acirrada pela sexta posição. Enquanto tentava chegar no asturiano, o dono do carro #63 se assustou com a aproximação repentina em relação ao carro esmeraldino na entrada da curva seis, perdeu o controle do W15 e bateu violentamente na barreira de proteção.
Após análise da telemetria, os comissários culparam o espanhol por “manobra incomum” de desaceleração, algo que ele não havia feito em nenhuma volta anterior ao longo de toda a prova e, por isso, puniram o companheiro de Lance Stroll com 20s acrescidos ao tempo final de prova.
Na visão de Hülkenberg, a manobra de Alonso não foi nada incomum na Fórmula 1, mas o ponto da pista acabou por ocasionar uma situação mais perigosa.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“A minha visão pessoal e de quando vi tudo, é que não fiquei muito impressionado com a tática de Fernando, para ser sincero, porque Melbourne, no fim das contas, é meio que um circuito de rua”, disse Hülkenberg. “Lá é meio estreito. Chegamos naquela curva a 260, 270 km/h. É uma saída cega. E, sabe, se por qualquer razão, o sistema de bandeiras ou alguém atrasado, um de nós teria atingido George de lado, acho que o desfecho e a forma como ele se sente seria um pouco diferente”, seguiu.
“Essa tática é bom comum na Fórmula 1, mas naquela curva em particular, com aquela velocidade, com a saída cega, acho que é a curva errada para fazer isso e produziu uma situação perigosa”, avaliou.
O titular da Haas sublinhou que a manobra não é particularmente um problema, mas o local acabou criando uma situação perigosa.
“Acho que é uma faixa de velocidade errada, a curva errada. E acho também que a mudança, a desaceleração foi grande, obviamente. É fácil reagir de forma exagerada e perder a traseira do carro, como aconteceu com George”, encerrou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 1 está marcado para as 23h30 da quinta-feira (horário de Brasília, GMT-3), seguido pelo TL2 às 3h da sexta-feira; ainda na noite da sexta-feira, vem o TL3, marcado para às 23h30, seguido pela classificação, às 3h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para as 2h.