Alonso recebe 20s de punição em acidente de Russell e cai para 8º no GP da Austrália

Fernando Alonso foi considerado culpado por fazer "manobra incomum" e, assim, ajudar a provocar o acidente forte de George Russell no final do GP da Austrália. O espanhol desceu, assim, de sexto para oitavo no resultado da corrida

Fernando Alonso foi considerado culpado no lance que gerou o acidente fortíssimo de George Russell e, assim, perdeu a sexta colocação do GP da Austrália. Neste domingo (24), após longa investigação, os comissários entenderam que o bicampeão fez direção perigosa que ajudou o britânico a perder o carro e bater forte no muro. Alonso, desta forma, teve 20s acrescidos ao tempo final e foi para oitavo.

Com a sanção a Alonso, Lance Stroll e Yuki Tsunoda foram os grandes beneficiados. O canadense subiu para sexto, com o japonês salvando um sétimo lugar vital para as pretensões da RB. Atrás de Fernando, seguem fechando o top-10 australiano os dois pilotos da Haas: Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen.

A investigação dos comissários em Melbourne foi das mais longas dos últimos tempos. O incidente foi anotado assim que a corrida chegou ao final, ou seja, antes das 3h (em Brasília). O resultado veio quase 6h, com direito a reunião de mais de hora com os dois pilotos e os representantes de Aston Martin e Mercedes.

Originalmente, a punição aplicada foi a de drive-through para o espanhol, mas, como aconteceu depois de encerrada a corrida, foi transformada em 20s e em três pontos na carteira. De forma resumida, trata-se de uma sanção por uma direção defensiva perigosa, baseada especialmente no ponto de frenagem adotado por Fernando no lance. Russell, que vinha rápido na perseguição, se assustou, perdeu o carro e bateu violentamente a Mercedes no muro.

Depois da corrida, George revelou que nem sabia que Alonso seria investigado, mas que se assustou com o carro verde tão próximo e lento na curva. Fernando negou veementemente ter agido de forma ilegal e falou que estava “olhando para o carro da frente“.

O que se viu depois do acidente de Russell, já na penúltima volta da corrida, foi uma das cenas mais preocupantes dos últimos tempos na F1. É que a Mercedes do inglês ricocheteou do muro e ficou atravessada em diagonal no meio do traçado, em um ponto de alta velocidade.

Desesperado com a posição em que ficou no meio da pista, Russell implorava no rádio por bandeira vermelha, mas a direção de prova ficou com o safety-car virtual. Por sorte, ninguém acertou a Mercedes largada no traçado.

A punição de Alonso teve resultado efetivo na pontuação do campeonato. O espanhol voltou uma casinha e segue agora atrás de Russell, 2 pontinhos abaixo do rival. No Mundial de Construtores, a Mercedes também retomou a quarta colocação da Aston Martin.

George Russell ficou atravessado após acidente (Foto: AFP)

Confira a decisão dos comissários na punição de Alonso

“Os comissários ouviram os dois pilotos e os representantes das duas equipes e revisaram imagens, rádios e telemetrias. O carro #63 (Russell) bateu na saída da curva 6 da volta 57 e os comissários revisaram muitas vezes a situação que aconteceu antes do acidente. O carro #63 seguia o #14 (Alonso), aproximadamente 0s5 atrás quando chegaram à curva 6. Alonso explicou aos comissários que queria fazer a curva de forma diferente, tirando o pé antes, para sair melhor na curva. Russell explicou que, do ponto de vista dele, a manobra de Alonso foi errática, o pegou de surpresa e o fez encurtar a distância de forma surpreendentemente mais rápida, o que o fez perder o controle e bater. Não houve contato entre os carros. A telemetria mostrou que Alonso tirou o pé mais de 100m antes de qualquer ponto em que tenha tirado antes na corrida, assim como acionou o freio levemente antes e trocou a marcha onde não havia trocado antes. Depois, reacelerou para fazer a curva. Alonso explicou que errou na hora de tirar o pé e teve de consertar o carro depois. Só que essa manobra causou uma aproximação fora do comum entre os carros. Os comissários levaram em conta o que seria uma direção perigosa e não levaram em conta as consequências da batida. Alonso pode fazer uma aproximação diferente na curva? Sim. Alonso foi responsável pelo ar sujo que causou a batida? Não. Mas Alonso escolheu, por qualquer motivo, mudar o ponto de desaceleração, frenagem e troca de marcha por 100m? Sim. Desta forma, os comissários entenderam que Alonso foi, pelo menos, “pontencialmente perigoso” pelo ponto da pista de alta velocidade em que fez isso. Os comissários foram além dos 10s porque Alonso optou pela manobra, não cometeu um simples erro. Assim, aplicaram drive-trough, convertido em 20s ao tempo final, além de três pontos na carteira”.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

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