5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Os vencedores da Fórmula E 2024 após rodada dupla em Misano
Fórmula 1

Novo calendário da FIA para temporada 2015 da F1 revela ausência do GP da Coreia do Sul e 20 etapas

Depois da reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA, realizada no início deste mês, o calendário para a temporada 2015 da F1 foi revisado. Nesta nova versão, o GP da Coreia do Sul foi limado, deixando a temporada com 20 etapas, apesar de o documento falar em 21 corridas. A prova brasileira está marcada para 15 de novembro

 

Logo depois da reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA, realizada neste início deste mês, no Catar, a entidade máxima apresentou o calendário para a temporada 2015 da F1 com a presença do GP da Coreia do Sul, o que deixou o campeonato com 21 etapas. Agora, nos últimos dias de 2014, uma nova versão foi publicada no site da federação. No documento, a prova sul-coreana foi limada para o próximo ano.

No calendário mostrado nos primeiros dias de dezembro, a corrida da Coreia foi colocada no dia 3 de maio, acrescida com um asterisco de "sujeita à confirmação".

A Coreia do Sul foi retirada do calendário da F1 para 2015 (Foto: Force India)

De fato, a presença da prova em Yeongam causou estranheza, até mesmo entre os organizadores da corrida. Dias depois, Bernie Ecclestone afirmou que a inclusão dos coreanos foi feita devido a “questões legais”. Como havia um contrato com os organizadores locais, é preciso reservar uma data mesmo que a corrida não venha a acontecer, de acordo com o inglês.

Apesar da ausência da Coreia do Sul, a data não está totalmente descartada, segundo a imprensa europeia. O documento emitido da FIA ainda fala em 21 etapas para 2015, embora mostre 20. E isso pode provocar uma alteração nas regras do uso de motores.

Entende-se que a prova coreana era apenas uma manobra para ampliar para cinco o número de unidades permitidas por ano na F1. De acordo com os regulamentos  para 2015, cada piloto pode usar apenas quatro motores por temporada, mas desde que o calendário não exceda 20 corridas.

O artigo 28.4 do Regulamento Esportivo da F1 afirma que "os pilotos estão limitados a quatro unidades para a temporada". Mas, em seguida, vem a ressalva: "Este número será aumentado para cinco se o número de eventos do campeonato, como previsto originalmente, for superior a 20".

De qualquer forma, o calendário da maneira que está no momento apresenta 20 etapas, sendo que abertura do campeonato acontece no dia 15 de março, em Melbourne, na Austrália. O GP do Brasil está marcado para 15 de novembro, em Interlagos, enquanto a prova final será disputada novamente em Abu Dhabi, no dia 29 de novembro. Nenhuma prova veio com asterisco. 

Confira o calendário 2015 da F1:

15/3 GP da Austrália Melbourne
29/3 GP da Malásia Kuala Lumpur
12/4 GP da China Xangai
19/4 GP do Bahrein Sakhir
10/5 GP da Espanha Barcelona
24/5 GP de Mônaco Monte Carlo
7/6 GP do Canadá Montreal
21/6 GP da Áustria Spielberg
5/7 GP da Inglaterra Silverstone
19/7 GP da Alemanha Hockenheim
26/7 GP da Hungria Hungaroring
23/8 GP da Bélgica Spa-Francorchamps
6/9 GP da Itália Monza
20/9 GP de Cingapura Cingapura
27/9 GP do Japão Suzuka
11/10 GP da Rússia Sochi
25/10 GP dos Estados Unidos Austin
1/11 GP do México Cidade do México
15/11 GP do Brasil Interlagos
29/11 GP de Abu Dhabi Abu Dhabi

 

DIRETOR DA WILLIAMS DIZ QUE MASSA SUPEROU EXPECTATIVAS EM 2014 
O diretor-técnico Pat Symonds analisou a temporada 2014 de Felipe Massa pela Williams e disse que o brasileiro superou as expectativas em seu primeiro ano no time de Grove. Para o engenheiro inglês, agora o brasileiro se encontra em um ambiente perfeito para ter seu melhor desempenho na F1
 
Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.
PARCEIROS EM 2014, RICCIARDO FALA QUE VETTEL SABE COMO 'APROXIMAR PESSOAS'
Após parceira de um ano, Ricciardo cita forma de trabalho “impressionante” de Vettel: “Faz as pessoas trabalharem perto dele”. Companheiros de equipe durante a temporada 2014, Daniel Ricciardo afirmou que a maneira como Sebastian Vettel trabalha é impressionante. Australiano destacou forma como o tetracampeão faz todos trabalharem para ele

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

 
MELHORES DO ANO

E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.