Oitavo no grid, Vettel revela erro em volta rápida e minimiza decisão equivocada da Ferrari com pneus

Sebastian Vettel repetiu uma combinação que vem acabando com suas chances de título nas últimas provas: cometeu um erro e viu a Ferrari errar junto durante a classificação no Japão. O resultado foi o nono lugar no grid de largada, que virou oitavo após a punição a Esteban Ocon

A fase tenebrosa de Sebastian Vettel e da Ferrari teve mais um capítulo dramático neste sábado (6). No Q3 do GP do Japão, equipe e piloto voltaram a errar, com os italianos escolhendo pneus intermediários para uma pista que estava seca e, na sequência, o alemão errando na volta rápida. O resultado foi um nono lugar no grid em Suzuka, que virou oitavo depois que Esteban Ocon foi punido e perdeu três posições no grid por não ter desacelerado após a bandeira vermelha no terceiro treino. O prejuízo, ainda assim, foi grande, uma vez que o rival Lewis Hamilton na pole pela 80ª vez.
 
Vettel começou lamentando a posição bem abaixo do que a Ferrari poderia oferecer em termos de performance e reconheceu que terá trabalho para ir ganhando terreno em Suzuka na corrida.
Sebastian Vettel larga apenas em oitavo lugar no GP do Japão (Foto: AFP)

"Não era essa a posição em que a gente merecia largar. Tínhamos mais velocidade que o nono lugar, mas amanhã é um novo dia. Não é fácil largar atrás, mas nada é impossível", disse.

 
O tetracampeão também falou dos erros que causaram a posição discreta no grid. Ainda que saiba que a Ferrari fez a escolha equivocada de pneus, buscou isentar o time, ao passo que admitiu que errou na volta rápida que teve.
 
"Cometi um erro na curva Spoon e, na segunda vez que fui para a pista, não deu mais tempo. Não tem sentido criticar a decisão da equipe. Acabou sendo uma escolha errada, mas, naquele momento, andar com os intermediários parecia um risco que deveria ser tomado. Se a chuva tivesse chegado antes, teríamos sido geniais. Essas coisas acontecem", completou.

A largada do GP do Japão está marcada para 2h10 (horário de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.