Bearman usa lado “meio nerd” e explica mudanças de Hamilton no volante da Ferrari

Além de explicar algumas alterações feitas por Lewis Hamilton na Ferrari, Oliver Bearman também contou que fez algumas mudanças para se adaptar ao volante da Haas

Lewis Hamilton passou 12 temporadas na Mercedes antes de se mudar para a Ferrari e, para facilitar a adaptação na nova casa, o heptacampeão pediu ao time de Maranello para realizar algumas adaptações no volante da SF-25. Oliver Bearman, piloto da academia Ferrari e hoje titular da Haas, disse que é um “nerd” no assunto e explicou alguns dos pedidos do compatriota.

Através do volante é possível fazer inúmeras alterações no carro, como balanço dos freios, acionar o rádio para falar com o time, abrir o DRS, utilizar o limitador de velocidade no pit-lane e mudar o mapeamento do motor — tudo isso enquanto se está a 300 km/h. Por isso, os comandos precisam ser intuitivos. No entanto, cada equipe utiliza um layout específico, que também é definido com base no gosto do piloto.

O desenho do volante da Mercedes é consideravelmente diferente do da Ferrari. Por isso, Hamilton pediu ao time italiano para realizar algumas mudanças no equipamento de direção do carro #44. Bearman deu alguns detalhes sobre o que foi alterado

“Ver o quanto ele mudou no volante, por exemplo, é algo que chamou minha atenção. No volante do Mercedes onde está o botão DRS, no da Ferrari é neutro. Então, acho que ele moveu algumas coisas para se adaptar melhor. Claro, é normal que os pilotos personalizem o volante. Até eu fiz isso quando fui para a Haas. Mudar as coisas em relação ao que você está acostumado é importante. Posso imaginar que depois de 12 temporadas no mesmo carro você cria alguns hábitos”, destacou Bearman.

Lewis Hamilton se mudou para a Ferrari em 2025 (Ferrari)

“Sabia que ele mudaria algumas coisas no volante, isso acontece todo ano. Eu estava mais interessado em observar as mudanças que ele fez. É apenas uma coisa interessante, sou meio nerd nesse lado das coisas”, finalizou Bearman.

GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do período de testes da Fórmula 1 e acompanha tudo que acontece no Bahrein em TEMPO REAL. Os trabalhos acontecem entre os dias 26 e 28 de fevereiro, sempre com duas atividades por dia, uma entre 4h e 8h (de Brasília, GMT-3) e outra entre 9h e 13h. A estreia do campeonato está programada para acontecer duas semanas depois, entre os dias 14 e 16 de março, no GP da Austrália.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉMF1 2025 abre em dia incomum no Bahrein e ensaia equilíbrio. Mas há mais por vir

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.