Bearman revela que falha o impediu de beber água durante GP da Arábia Saudita

Uma falha impediu Oliver Bearman de se hidratar direito durante o GP da Arábia Saudita. O jovem disse após a corrida que terminou a prova "destruído"

Não foi por acaso que Oliver Bearman terminou o GP da Arábia Saudita “destruído”: o piloto não conseguiu se hidratar adequadamente durante as 50 voltas da corrida realizada sábado (9), em Jedá, por conta de uma falha no sistema de água. Ainda no carro, pelo rádio, o britânico avisou ao engenheiro.

“A água está indo para todo o lugar, menos para a minha boca”, disse Oliver, que teve a difícil missão de substituir Carlos Sainz no restante das atividades da etapa árabe após o espanhol ser diagnosticado com apendicite. Bearman teve o treino livre 3 para se acostumar com o carro antes de partir para a classificação.

Por uma diferença de 0s036, o jovem de apenas 18 anos — o terceiro mais jovem da história a alinhar para uma corrida de F1, perdendo apenas para Max Verstappen e Lance Stroll — não passou para o Q3, ficando com o 11º lugar no grid. Teria, portanto, uma corrida de recuperação pela frente.

A Ferrari optou por colocar pneus macios no carro de Bearman para o stint inicial, mas a estratégia não surtiu o efeito esperado. No safety-car causado por Stroll, então, a equipe calçou o carro #38 com os compostos duros, e a performance melhorou.

Oliver Bearman fez grande estreia na F1 com a Ferrari (Foto: Ferrari)

Volta a volta, Oliver melhorava o ritmo, mas o final foi ainda mais dramático por conta da tática de Mercedes e McLaren, que colocaram Lewis Hamilton e Lando Norris com pneus de faixa vermelha para o trecho final. Bearman teve de forçar ainda mais para impedir a aproximação da dupla e segurar o sétimo posto.

A falta de hidratação adequada potencializou o desgaste, já alto no veloz circuito de rua de Jedá. Bearman falou ao final da prova do quão “difícil fisicamente” foi correr. O banco desajustado também contribuiu para as dores nas costas e no pescoço. Mesmo assim, o novato classificou a prova como “divertida”.

Bearman disputa a temporada 2024 da Fórmula 2 com a Prema. Por conta do chamado repentino da Ferrari, o piloto não participou da etapa da Arábia Saudita, em que havia feito a pole-position para a corrida principal. O britânico, portanto, ainda não marcou pontos no ano.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.