“Orgulhoso” por vitória, Vettel freia empolgação após disparar na liderança: “O campeonato é longo”

Sebastian Vettel finalmente quebrou o jejum de vitórias e triunfou no GP do Canadá. O tricampeão do mundo caminha a passos largos para igualar Alain Prost e chegar ao tetra, mas não quer saber de euforia

Sebastian Vettel foi praticamente perfeito neste domingo (9) no GP do Canadá. Pole-position, o tricampeão do mundo fez uma largada livre de problemas, dominou a corrida e só perdeu a liderança quando realizou seu primeiro pit-stop. De quebra, o alemão da Red Bull quebrou o jejum de vitórias no circuito Gilles Villeneuve e disparou na liderança do Mundial, agora com 132 pontos, tendo vantagem confortável de 36 para Fernando Alonso, segundo colocado em Montreal e vice-líder em 2013. Apesar de estar caminhando a passos largos para se igualar a Alain Prost e chegar ao tetra, Vettel, apesar de estar orgulhoso por vencer pela primeira vez na América do Norte, não quer saber de euforia.

“O campeonato ainda é longo, e estava numa posição diferente no ano passado nesta época e consegui chegar lá no fim. Muitas coisas ainda podem acontecer. Nesta fase do campeonato, estou feliz por focar em vencer corridas”, afirmou o piloto, aliviado por subir no topo do pódio do circuito Gilles Villeneuve.
A cobertura completa do GP do Canadá no GRANDE PRÊMIO
As imagens de domingo da F1 em Montreal
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

'Rei' do domingo em Montreal, Vettel disparou na ponta do Mundial, mas não quer saber de euforia (Foto: Getty Images)

Em 2012, a situação realmente era bastante diferente e um pouco mais desfavorável em relação a Vettel. Após o GP do Canadá daquele ano, vencido por Lewis Hamilton, então na McLaren, o britânico somava 88 pontos, contra 86 de Alonso e 85 de Vettel. Mas, no fim da temporada, valeu o melhor equilíbrio da Red Bull e a consistência de Sebastian, que se tornou o mais jovem tricampeão da F1.

Vettel destacou sua performance na tarde deste domingo na bela Montreal. “Finalmente nós tivemos nossa primeira vitória, e foi ótimo vencer: o sol saiu, então não poderia ter sido melhor. Foi uma grande corrida e eu tive uma grande largada, o que foi importante. Apenas mantive esta diferença durante toda a corrida e, em alguns momentos, tivemos uma vantagem de um pit-stop em relação aos outros”, afirmou.

O vencedor do dia recordou o GP do Canadá de 2011, quando quase ganhou, mas cometeu um erro na última volta que permitiu a vitória de Jenson Button numa corrida que teve duração total de mais de quatro horas. “Tivemos boas corridas aqui antes, mas não conseguimos juntar tudo para vencer. Perdi na última volta há dois anos por meu erro, mas fiz por onde hoje”, comemorou.

“Foi uma grande corrida, com ótimos pit-stops feitos pela equipe. Foi uma corrida muito importante para nós vencermos, e estou muito orgulhoso disso”, acrescentou.

Por fim, Vettel não se esqueceu de uma das grandes polêmicas da temporada e voltou a se pronunciar em favor de mudança nos pneus Pirelli. “É muito simples: as críticas que eu expressei não estavam baseadas na performance, mas na segurança. E claro que se você perguntar para outros pilotos, talvez eles não sejam tão contundentes na imprensa e talvez eles pensem que teriam uma vantagem. Tivemos algumas ocasiões onde a deliminação dos pneus e da borracha ocorreram por algumas razões, como detritos, mas há sempre peças na pista”, justificou. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.