Piastri explica postura ‘reservada’ na Fórmula 1: “Já tive polêmicas o suficiente”

Depois de se envolver em uma briga judicial entre Alpine e McLaren, Oscar Piastri evitou polêmicas em 2023 e adotou uma postura reservada durante o primeiro ano na F1

Oscar Piastri estreou na Fórmula 1 em 2023 e, apesar do bom trabalho, optou por adotar uma postura mais reservada para evitar os holofotes. De acordo com o australiano, a decisão partiu do desejo de não querer gerar manchetes e se envolver em novos atritos na categoria, uma vez que sua chegada no esporte já foi um tanto turbulenta.

Piastri se tornou um dos grandes comentários nos noticiários da F1 depois da polêmica negociação que envolveu Alpine e McLaren em 2022. O #81 trilhou o caminho na base do automobilismo pertencendo à academia de jovens pilotos francesa, mas ao se ver sem espaço na equipe, fechou um acordo com o time britânico para 2023.

Relacionadas


No entanto, a Alpine foi pega de surpresa com a ida de Fernando Alonso para a Aston Martin e prontamente confirmou Oscar como titular para 2023. Porém, o próprio piloto australiano desmentiu o anúncio, pois já havia assinado um acordo com a McLaren. O caso foi parar na justiça.

Com tantos problemas antes mesmo de estrear, Piastri explicou que tentou se manter livre de confusão quando chegou na Fórmula 1.

Piastri somou pódios e venceu uma corrida sprint em seu primeiro ano na F1 (Foto: AFP)

“Sou muito novo no esporte e, especialmente na primeira metade do ano, já tive polêmicas e manchetes o suficiente no meu caminho até a F1. Certamente não queria causar mais nada e deixei minha pilotagem falar por mim”, contou ao Autosport.

Além da postura reservada, Oscar sempre mostrou um semblante bastante tranquilo ao terminar uma sessão de classificação ou uma corrida — independente de o resultado ser bom ou ruim. O australiano explicou que prefere não externar publicamente suas frustrações e prefere trabalhar sozinho com elas.

“Sou muito autocrítico. Mas, para mim, a autodepreciação não é algo bom e não adianta se destruir diante da mídia. Mas se você quiser fazer isso quando estiver sozinho, então vá em frente. Para mim, o que importa é tentar encontrar a resposta para as coisas”, contou Piastri

“Tive algumas situações difíceis, e acho que isso também ficou muito claro nos meus rádios com a equipe, mas não faz sentido ficar chateado ou emocionado com coisas que você não pode controlar. É muito melhor tentar consertar o que está ao seu alcance do que apenas ficar chateado. Então, essa sempre foi minha forma de lidar com os problemas”, finalizou o piloto da McLaren.

Em seu primeiro ano na F1, Oscar Piastri foi o nono colocado no Mundial de Pilotos com 97 pontos 2 pódios e uma vitória na corrida sprint no Catar.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.