Piastri faz autocrítica e admite que precisa de “maior consistência” nas classificações
Nesta temporada, Oscar Piastri venceu Lando Norris em apenas três oportunidades em classificações, enquanto o inglês derrotou o companheiro de equipe 15 vezes
Oscar Piastri está apenas no segundo ano da carreira na Fórmula 1 e já tem entregado performances impressionantes na categoria. Apesar de ter sete pódios e duas vitórias em 2024, o australiano ainda não conseguiu fazer frente a Lando Norris no Mundial de Pilotos e está mais distante da disputa pelo título. Muito disso, segundo o titular da McLaren, se deve a performances inconsistentes em classificações.
Nesta temporada, Norris está com uma larga vantagem na disputa direta contra Piastri em classificações, com 15 vitórias e apenas três derrotas. Com isso, mesmo com o australiano mostrando ritmo competitivo aos domingos, a diferença entre os dois no Mundial de Pilotos é de 42 pontos.
Para Piastri, portanto, ainda é necessário evoluir nas classificações para se tornar um concorrente mais forte ao título na Fórmula 1. Por outro lado, o australiano destacou a boa performance que teve na definição do grid do GP do Azerbaijão, quando se classificou em segundo e depois venceu a prova no dia seguinte.
“Acho que ainda há um pouco [a melhorar] em todos os quesitos. Diria que não tenho facilitado minha vida nas classificações neste ano. Então ir melhor nas classificações e de forma mais consistente ajudaria. Acho que fiquei muito feliz com o que mostrei em Baku em termos de ultrapassagens estando sob pressão e coisas assim, que me deixaram feliz”, comentou.

“Eu não tive muitas sessões além de Baku onde estive feliz com o desempenho desde o Q1 até o final do Q3. A diferença sempre foi muito pequena em praticamente todas essas corridas, mas sempre fiquei do lado errado disso. Então acho que é só uma questão de consistência”, continuou.
No entanto, Piastri não sente que está devendo em termos de velocidade e ritmo nas classificações, mas confessa que precisa entregar boas performances de maneira mais consistente. Com isso, o piloto do #81 garante que ainda não é o “produto finalizado”.
“Não sinto que preciso encontrar tempo extra ou algo assim. Penso que minhas melhores performances são suficientemente boas para me classificar na pole position nas circunstâncias certas, mas preciso estar nesse nível de forma mais consistente”, destacou.
“Ainda haverá algumas corridas difíceis no final do ano em pistas onde só pilotei uma vez. Então, a chave para o final da temporada será tentar trabalhar em algumas das fraquezas que tive nessas pistas no ano passado. Só um pouco de tudo, porque sinto que estou melhorando muito ao longo da carreira, mas certamente ainda não sou o produto finalizado”, encerrou.

Atualmente, Piastri está na quarta colocação do Mundial de Pilotos, com 237 pontos, atrás de Charles Leclerc (245), Lando Norris (279) e Max Verstappen (331), que ainda é líder. Já entre os Construtores, a McLaren está na ponta, com 516 tentos, seguido por Red Bull (475) e Ferrari (441).
A Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Red Bull transforma RB20 em monstrengo, mas tem título nas mãos. É só ouvir Verstappen

