Piastri questiona McLaren por jogo único de pneus no Q1 de Las Vegas: “Explica tudo”

Oscar Piastri deixou claro que o ritmo da McLaren não é uma preocupação para o GP de Las Vegas, atribuindo a queda ainda no Q1 à má escolha de pneus

A queda de Lando Norris e Oscar Piastri ainda no Q1 da classificação em Las Vegas, realizada na madrugada deste sábado (18), surpreendeu a todos, porém o australiano acredita que o resultado ruim é fácil de ser compreendido a partir do momento em que a McLaren optou por não trocar pneus no momento em que a pista melhorava a aderência. Qualquer coisa além disso, na visão de Piastri, “não faz sentido”.

Oscar largará apenas em 18º — ganhou uma posição graças à punição de Lance Stroll, que perdeu cinco lugares no grid por ultrapassar Carlos Sainz em bandeira amarela dupla no TL3. À Sky Sports, foi questionado se após um último treino livre forte, em que ficou apenas atrás de George Russell, estava confuso, mas disse que não era o caso.

Relacionadas


“Não acho que esteja confuso. Acho que o ritmo do carro é realmente muito bom”, assegurou o #81. “Só ficamos um pouco surpresos por não termos usado um segundo jogo de pneus. Tenho de checar quem usou dois jogos de pneus, mas acho que foi assim com quase todos”, acrescentou.

“O carro estava bem decente no TL3. Aí, no início da classificação, estávamos em uma posição bastante normal, entre os cinco primeiros, certamente entre os dez. E então, conforme a pista melhora, os outros trocam pneus, mas nós não fizemos isso, e isso explica tudo”, explicou Piastri, enfatizando que essa é uma questão que faz toda a diferença.

Oscar Piastri indagou a escolha da McLaren de não trocar pneus no Q1 (Foto: McLaren)

“Quero dizer, para mim, não faz muito sentido que tenhamos passado dos cinco primeiros para fora da classificação [no Q1] de uma volta para a outra. Senti que minha pilotagem estava melhorando. Lando disse o mesmo. Então, é algo para analisar, mas acho que o ritmo do carro não é motivo de preocupação”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Las Vegas de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Logo mais, a classificação está marcada para as 5h (de Brasília, GMT-3). No domingo, a largada está marcada para as 3h. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa estreante.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.