Leclerc domina e conquista pole do GP de Las Vegas. Hamilton e Pérez caem no Q2

A primeira pole-position da Fórmula 1 é de Charles Leclerc! O piloto da Ferrari mostrou o tempo inteiro ser o mais rápido na pista e conquistou a posição de honra

Chegou a primeira pole-position da história do novo GP de Las Vegas da Fórmula 1. Na manhã deste sábado (18), a Ferrari mostrou o tempo todo que tinha vantagem para as rivais no ritmo de classificação. Assim, foi implacável: Charles Leclerc liderou Q1, Q2 e terminou com a pole no fim das contas. E o mais importante para a organização: sem problemas que causassem bandeira vermelha.

O resultado representou a quinta pole de Leclerc na temporada 2023 e 23ª da carreira na Fórmula 1. No fim das contas, Charles colocou somente 0s044 para Carlos Sainz, que ficou na segunda posição. Mas Sainz tinha dez posições de punição e, portanto, não ameaçava. A vantagem para o primeiro competidor de verdade pela pole foi de 0s378.

E quem foi? Justamente Max Verstappen. O tricampeão mundial e a Red Bull não tinham força para superar a Ferrari em ritmo de classificação, claramente. George Russell e Pierre Gasly vieram na sequência, enquanto as duas Williams apareceram na sexta e sétima posições, com Alexander Albon na frente de Logan Sargeant. Valtteri Bottas, Kevin Magnussen e Fernando Alonso fecharam o top-10.

Sentiu falta de alguém? Lewis Hamilton e Sergio Pérez foram eliminados no Q2, enquanto Lando Norris e Oscar Piastri caíram juntos no Q1 no que terminou sendo uma formação de grid cheia de nomes diferentes no Q3.

Importante registrar que, como Sainz está punido pela mudança de bateria forçada pelo acidente com a tampa solta de bueiro na sexta-feira, Verstappen, Russell, Gasly, Albon, Sargeant, Bottas, Magnussen e Alonso, bem como Hamilton e Pérez, ganham uma posição cada. Carlos larga no 12º posto.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Las Vegas de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No domingo, a largada está marcada para as 3h (de Brasília, GMT-3). Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa estreante.

🔴AO VIVO! F1 2023 em LAS VEGAS: tudo sobre a CLASSIFICAÇÃO | Briefing

Confira como foi a classificação do GP de Las Vegas:

O fim de semana do GP de Las Vegas passou longe de ser suave até a hora de definir posições, mas o momento chegou. O relógio se aproximava da 0h local (5h de Brasília) e a temperatura ambiente estava em 14°C, 17°C no asfalto. Era hora, então, de abrir a formação do grid.

Antes disso, contudo, as punições. Carlos Sainz tinha punição de dez posições no grid após trocar a bateria e exceder o limite de temporada, por conta do acidente causado pela desorganização da pista e uma tampa de bueiro solto no TL1. Já Lance Stroll recebeu cinco posições de punição após ignorar as bandeiras amarelas que vieram após acidente de Alexander Albon no fim do TL3.

Q1 – McLaren faz ‘revival’ do começo do ano e termina eliminada de mala e cuia

O primeiro movimento do Q1 foi a Alpine avisando a Pierre Gasly que não podia parar na saída do pit-lane, segundo a regra estabelecida nas últimas semanas pela FIA. Kevin Magnussen foi o primeiro a andar de verdade e gravar volta veloz. Ainda bem alta, mas servia para esquentar. O dinamarquês está com o carro atualizado da Haas, enquanto Nico Hülkenberg optou pelo antigo.

Assim que as voltas começaram a aparecer, vieram de vez. Max Verstappen colocou 1min34s987 na tabela para abrir os trabalhos da Red Bull, mas não superou o que Charles Leclerc havia estabelecido logo antes. O monegasco, na realidade, viria para mais: 1min34s072. Carlos Sainz ficou 0s7 mais lento.

Já no campo reclamação, Lando Norris era o primeiro. O piloto da McLaren não gostou de ver Sergio Pérez na frente. “Fui bloqueado… Ele entrou totalmente no meu caminho”, afirmou.

Em seguida, o inglês rodou em volta não muito boa. A McLaren, que vem de sequência bastante forte, sofria no começo dos trabalhos da classificação, mesmo que Oscar Piastri tenha ficado no segundo posto do último treino livre.

Nico Hülkenberg foi o quinto mais rápido no Q1 (Foto: Haas)

De qualquer maneira, na frente da McLaren, Magnussen e Hülkenberg mostravam força da Haas e pulavam para o top-10. Leclerc e Sainz brigavam para ver quem assumiria a ponta, mas foi mesmo Charles quem levou a melhor: 1min33s617 contra 1min33s851.

Outro que ainda não conseguira deslanchar no fim de semana, Lewis Hamilton ao menos se pôs confortavelmente na zona de classificação nos instantes finais ao anotar o sétimo tempo, mas seguia bem mais lento que George Russell.

No fim das contas, Leclerc e Sainz foram primeiro e segundos, seguidos por Russell, Verstappen, Hülkenberg, Gasly, Valtteri Bottas, Hamilton, Magnussen e Alonso no top-10.

Entre os eliminados, uma grande surpresa: a McLaren, que vem sendo segunda força do grid constantemente, caiu de mala e cuia. Norris desistiu da última volta, tinha problemas, e ficou com a 16ª posição, enquanto Oscar Piastri foi somente o 19º. Esteban Ocon e Guanyu Zhou ficaram nas posições 17 e 18, enquanto Yuki Tsunoda não conseguiu sequer uma volta competitiva e ficou com o 20º lugar.

Ainda teve tempo para Gasly e Verstappen ficarem num jogo de gato e rato que não levaria a lugar algum enquanto abriam volta rápida. Max passou, enquanto Pierre deu o ‘xis’. “Que idiota”, ofendeu Verstappen.

Lando Norris caiu fora no Q1 (Foto: AFP)

Q2 – Leclerc domina, enquanto Hamilton e Pérez são eliminados

Demorou alguns minutos até que as voltas de instalação virassem tempos cronometrados no começo do Q2. Mas, enfim, aconteceu. Com 11 minutos pela frente, o traçado encheu de gente e de tempos. Pela primeira vez, a Ferrari foi derrotada no confronto direto de tempos desde o começo da sessão.

Isso, porque Sergio Pérez passou exatamente 0s001 — um milésimo! — mais rápido que Charles Leclerc. Max Verstappen, por outro lado, seguia na garagem.

Quem ficou com a melhor volta da primeira tentativa, porém, foi Fernando Alonso, que passou algum tempo depois de ambos para registrar 1min33s880.

Sergio Pérez teve vida curta no Q2 (Foto: Pirelli)

Com sete minutos restantes, Verstappen, Hülkenberg e Bottas seguiam fora da tabela de tempos. Entre aqueles que já haviam andado, a Mercedes era quem aparecia em apuros, com Russell e Hamilton os dois mais lentos.

Era apenas para esquentar, contudo. Após a troca de pneus, os dois mercedistas tomaram as primeiras colocações. Hamilton só ponteou por segundos, porém, porque Verstappen cruzou com 1min33s607 e assumiu a frente.

A pista melhorava agressivamente. Com isso, as voltas caíam bastante nos minutos finais de cada sessão. Leclerc se lançou à casa de 1min32s834, com Sainz 0s5 atrás, mas em voltas dadas bem cedo. Como o Q3 ainda tinha alguns minutos, a Ferrari assumia o risco de ir para aquele final sem pneus frescos enquanto a pista melhorava.

Era quase como se o tempo passasse diferente. A Ferrari indo gastando o último jogo de pneus macios cedo demais, embora a borracha da faixa vermelha esteja bastante mais resistente do que se imaginava, e a Red Bull recolheu Pérez, que era o sexto colocado, com dois minutos pelo fim. Restava torcer para se classificar assim mesmo.

E a torcida não deu certo. Pérez foi caindo e caindo até ser eliminado de dentro dos boxes, sem poder fazer nada, na 12ª colocação. “Terminamos muito cedo, não”?, questionou no rádio. Quem também caiu, em 11º, foi Hamilton. “Não puder andar mais rápido, pessoal”, lamentou o heptacampeão no rádio.

Além dos dois, Hülkenberg, Stroll e Ricciardo ficaram nas posições 13, 14 e 15. Como Stroll tem cinco posições de punição, larga em 19º. Ricciardo, Norris, Ocon, Zhou e Piastri todos ganham um posto, assim.

Leclerc virou o melhor, 1min32s775, com 0s5 para Sainz, o segundo. Russell, Gasly, Verstappen, Albon, Alonso, Magnussen, Sargeant e Bottas garantiram a vaga para a fase final.

Lewis Hamilton foi eliminado ainda no Q2 (Foto: AFP)

Q3 – Leclerc confirma favoritismo e fica com pole-position em Las Vegas

Hora da decisão! Importante ressaltar que os responsáveis pela grande Esfera, posicionada ao lado da pista, ignoraram completamente o indicativo de que não podiam usar as cores azul, vermelho e amarelo para evitar distração dos pilotos. Usaram todas, e com gosto.

Carros na pista! Na primeira rodada de voltas rápidas, Leclerc anotou 1min33s021 e ficou na frente, mesmo que não tivesse sido um tempo tão espetacular em comparação ao que fizera antes.

Sainz se colocara na frente de Verstappen, enquanto Sargeant, Albon e Bottas escolheram esperar para somente uma volta veloz na parte final. Mas Magnussen fora melhor que Alonso, Russell e Gasly.

Quem tinha dúvida de saber o quanto mudaria o grid com as últimas voltas logo notou Leclerc ainda mais rápido para fazer 1min32s726. Sainz foi somente 0s044 pior, mas vinha Verstappen.

Só que o tricampeão desistiu antes do fim da volta e retornou aos boxes, sem mudar o tempo. Russell subiu para o quarto posto, com Gasly, Albon e Sargeant também melhorando. Bottas, Magnussen a Alonso, que também não andou no minuto final, fecharam o top-10. Mas ninguém mais ameaçou Charles: quinta pole dele em 2023.

Sainz ficou em segundo, mas, punido, larga no 12º posto. Verstappen herda a primeira fila e ganha uma posição da mesma maneira que Russell, Gasly, Albon, Sargeant, Bottas, Magnussen, Alonso, Hamilton e Pérez.

Fórmula 1 2023, GP de Las Vegas, grid de largada:

1C LECLERCFerrari1:32.726  
2M VERSTAPPENRed Bull RBPT Honda1:33.104+0.378 
3G RUSSELLMercedes1:33.112+0.386 
4P GASLYAlpine1:33.239+0.513 
5A ALBONWilliams Mercedes1:33.323+0.597 
6L SARGEANTWilliams Mercedes1:33.513+0.787 
7V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:33.525+0.799 
8K MAGNUSSENHaas Ferrari1:33.537+0.811 
9F ALONSOAston Martin Mercedes1:33.555+0.829 
10L HAMILTONMercedes1:33.837+1.111 
11S PÉREZRed Bull RBPT Honda1:33.855+1.129 
12C SAINZFerrari1:32.770+0.044 +10P
13N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:33.979+1.253 
14D RICCIARDOAlphaTauri RBPT Honda1:34.308+1.582 
15L NORRISMcLaren Mercedes1:34.703+1.977 
16E OCONAlpine1:34.834+2.108 
17G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:34.849+2.123+5P 
18O PIASTRIMcLaren Mercedes1:34.850+2.124 
19L STROLLAston Martin Mercedes1:34.199+1.473 
20Y TSUNODAAlphaTauri RBPT Honda1:36.447+3.721 

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴F1 2023 AO VIVO em LAS VEGAS: acompanhe a CLASSIFICAÇÃO no GRANDE PRÊMIO
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.