Palou dribla adversários na estratégia e leva GP de Indianápolis. Fittipaldi é 14º
Álex Palou até perdeu a liderança na largada, mas usou a estratégia mais uma vez para roubar a vitória em cima de Christian Lundgaard e Will Power no misto de Indianápolis
Nem a largada ruim tirou a vitória de Álex Palou no GP de Indianápolis da Indy, disputado neste sábado (11). O atual campeão utilizou, mais uma vez, de excelente estratégia da Ganassi para desbancar os rivais Christian Lundgaard, da RLL, e Will Power, da Penske, para levar a primeira vitória da temporada em corridas que valem pontos.
Bicampeão, Power segue o jejum de vitórias, mas anotou outro pódio, seguido pelo dinamarquês. Dono de uma grande largada, o hexacampeão Scott Dixon, da Ganassi, ficou no quarto lugar, enquanto o surpreendente Marcus Armstrong fechou em quinto, deixando três carros da CGR no top-5.
Beneficiado por uma bandeira amarela na reta final da corrida, Scott McLaughlin levou a Penske ao sexto lugar, enquanto Colton Herta teve uma grande recuperação com a Andretti, finalizando em sétimo. O americano Alexander Rossi foi a melhor McLaren, no oitavo lugar. Graham Rahal e Felix Rosenqvist completaram o top-10.
O brasileiro Pietro Fittipaldi foi o 14º colocado. Pela RLL, o piloto chegou a liderar duas voltas da prova, mas não conseguiu ritmo suficiente para se juntar aos companheiros de equipe no top-10. Fechou atrás também de Kyle Kirkwood, Romain Grosjean e Pato O’Ward.
A Indy retorna nesta terça-feira (14) com o início dos treinos livres para as 500 Milhas de Indianápolis. Entre sábado (18) e domingo (19), acontecerá a classificação da corrida mais importante do calendário, que acontece no próximo dia 26, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
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Saiba como foi o GP de Indianápolis da Indy:
A bandeira verde foi dada às 16h45 (de Brasília, GMT-3). Lundgaard aproveitou um erro de Palou na primeira curva para assumir a liderança. Dixon surpreendeu e saiu de sexto para quarto. Um incidente no fundo do pelotão fez pilotos como Rosenqvist, Herta, McLaughlin e Pourchaire passarem pela grama, caindo aos últimos lugares. Pietro Fittipaldi se deu bem, indo de 12º para 10º.
Na marca de 10 voltas, Lundgaard, de pneus duros, sustentava uma vantagem de 0s8 para Palou, que estava de pneus macios. Power e Dixon vinham logo atrás, com os mesmos compostos do líder, enquanto Newgarden fechava o top-5, de macios. Armstrong, O’Ward, Rahal, Rossi e Rinus VeeKay completavam a lista dos 10 primeiros.
O primeiro pit-stop entre os primeiros aconteceu na volta 17, com Pato O’Ward, que era sétimo colocado. Na 18, foi a vez de Will Power. No giro seguinte, parou Josef Newgarden. Lundgaard e Palou vieram ao mesmo tempo, na volta 20, assim como Dixon. Will, de pneus mais novos, aproveitou os pneus aquecidos para superar o atual campeão e assumir o segundo lugar virtual.
Na volta 23, Pietro Fittipaldi aproveitou os pit-stops de todo o pelotão para assumir a liderança da corrida. O brasileiro acabou sendo o último piloto em pista a parar. Lundgaard reassumiu a ponta na volta 24, seguido por Power, Palou, Dixon, Newgarden, Armstrong, O’Ward, Rahal, Rossi e o surpreendente Linus Lundqvist. Fittipaldi era 11º.
Newgarden começou a perder ritmo e despencou de quinto para oitavo. Na marca de 30 voltas, a liderança seguia firme com Lundgaard, com 1s5 de vantagem para Power. O’Ward abriu espaço para Rossi alcançar o sétimo lugar, enquanto Josef caiu para fora até do top-10, promovendo um lugar para Pietro Fittipaldi.
Will Power começou a cortar a vantagem de Lundgaard, e na volta 39, resolveu antecipar o pit-stop e colocar pneus macios. Armstrong e O’Ward vieram no mesmo giro. Christian deu a resposta no giro seguinte, colocando compostos duros e saindo ainda à frente do australiano, que foi prejudicado pelo tráfego. Palou veio no giro 41, e de pneus macios, saiu à frente de ambos.
Com todos os pilotos oficialmente em dois pit-stops, a liderança voltou para o colo de Palou, que sustentava 1s8 de distância para Lundgaard. Power vinha em terceiro, seguido por Dixon, Armstrong, Rossi, Rahal, Lundqvist, Herta e O’Ward. Fittipaldi era 12º, superado por McLaughlin.
Na volta 62, Palou, Lundgaard, Power e Dixon surpreenderam ao entrarem todos nos boxes. Álex partiu muito bem, enquanto Power conseguiu superar Lundgaard, que viu o neozelandês bem próximo. Quando tudo indicava uma vitória tranquila do atual campeão, veio a única bandeira amarela do dia. Luca Ghiotto, de Dale Coyne, parou pouco antes da última curva após rodar sozinho.
Um dos beneficiados pela bandeira amarela foi McLaughlin, que fez pit-stop e assumiu a sexta posição, ficando atrás de Palou, Power, Lundgaard, Dixon e Armstrong, mas à frente de Rossi, Herta, Rahal e O’Ward. Na relargada, Álex conseguiu manter a liderança apesar de um ataque do australiano bicampeão. Fittipaldi era 12º, mas perdeu duas posições.
E a corrida se desenhou assim até a bandeira quadriculada, com a primeira vitória de Palou em corridas que valem pontos para o campeonato no ano. Power e Lundgaard completaram o pódio, enquanto Dixon se defendeu de Armstrong e McLaughlin na volta final.
INDY 2024, GP DE INDIANÁPOLIS, CORRIDA:
1 | ÁLEX PALOU | Ganassi Honda | 1:45:27.000 | 85 voltas |
2 | WILL POWER | Penske Chevrolet | +6.610 | |
3 | CHRISTIAN LUNDGAARD | RLL Honda | +8.090 | |
4 | SCOTT DIXON | Ganassi Honda | +13.426 | |
5 | MARCUS ARMSTRONG | Ganassi Honda | +13.897 | |
6 | SCOTT McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +14.274 | |
7 | COLTON HERTA | Andretti Honda | +18.855 | |
8 | ALEXANDER ROSSI | McLaren Chevrolet | +20.163 | |
9 | GRAHAM RAHAL | RLL Honda | +22.155 | |
10 | FELIX ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | +26.342 | |
11 | KYLE KIRKWOOD | Andretti Honda | +27.457 | |
12 | ROMAIN GROSJEAN | Juncos Chevrolet | +29.310 | |
13 | PATO O’WARD | McLaren Chevrolet | +31.238 | |
14 | PIETRO FITTIPALDI | RLL Honda | +31.887 | |
15 | KYFFIN SIMPSON | Ganassi Honda | +32.289 | |
16 | MARCUS ERICSSON | Andretti Honda | +34.658 | |
17 | JOSEF NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +36.567 | |
18 | JACK HARVEY | Dale Coyne Honda | +36.964 | |
19 | THÉO POURCHAIRE | McLaren Chevrolet | +38.012 | |
20 | CHRISTIAN RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | +39.421 | |
21 | AGUSTÍN CANAPINO | Juncos Chevrolet | +1 volta | |
22 | STING RAY ROBB | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
23 | TOM BLOMQVIST | Meyer Shank Honda | +1 volta | |
24 | LINUS LUNDQVIST | Ganassi Honda | +1 volta | |
25 | LUCA GHIOTTO | Dale Coyne Honda | +1 volta | |
26 | RINUS VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
27 | SANTINO FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +29 voltas | NC |