Palou admite surpresa e dedica pole à mãe em Indianápolis: “Bom presente”

Após 17º e 11º lugar nos treinos livres, pole desta sexta-feira (10) surpreendeu tanto Álex Palou quanto a Ganassi

Álex Palou foi o mais rápido da classificação desta sexta-feira (10) e conquistou a pole-position do GP de Indianápolis, quarta etapa da temporada 2024 da Indy. O espanhol, bem como a equipe Ganassi, reconheceu que o resultado foi surpreendente em decorrência do desempenho tímido apresentado ao longo do dia. O bicampeão aproveitou o triunfo e dedicou a sua mãe, Sandra Montalbo, que completou mais um ano de vida.

O traçado misto de Indianápolis foi onde começou a arrancada de Palou rumo ao título de 2023. Ali, sem dar chances aos rivais, conquistou a primeira das cinco vitórias da temporada passada. Por isso, a pole do espanhol não deveria causar surpresa, mas o 17º e o 11º conquistado nos treinos livres deram o contexto da entrevista pós-classificação.

“Honestamente, o dia foi difícil durante o TL1, TL2 e até o começo da classificação, porém consegui aproveitar as chances para estar aqui. É, vou colocar mais um adesivo de pole no carro. Estou ansioso para a corrida amanhã”, disse Palou.

O GP de Indianápolis não tem no histórico uma alta incidência de bandeiras amarelas, mas tem como retrospecto que as estratégias podem mudar muito com as intervenções do safety-car. Isso rendeu uma vitória para Scott Dixon na segunda das corridas no misto do Indianapolis Motor Speedway em 2023. O neozelandês, que rodou na volta 1, aproveitou para fazer a primeira parada durante o acionamento da bandeira amarela.

Álex Palou cumprimenta o patrão, Chip Ganassi (Foto: IndyCar)

Após largar em 15º e estar em 23º na relargada do sexto giro, Dixon fez somente mais duas trocas de pneus e reabastecimento, enquanto os concorrentes realizaram outras três. A tática deu ao neozelandês a vitória. Palou demonstrou estar ‘vacinado’ quanto as essas possibilidades, mas confia que está no melhor lugar para começar uma corrida.

“Aqui é traiçoeiro, mas, sim, largar na frente na Indy faz diferença. Amanhã vou estar com um jogo de pneus macios que foram usados na classificação, então, vamos ver o que vai ser”, comentou.

O espanhol aproveitou para parabenizar e dedicar o triunfo a sua mãe, Sandra. “Hoje é aniversário da minha mãe. A pole é um bom presente para ela”, finalizou.

GP de Indianápolis, etapa que acontece no circuito misto do Indianápolis Motor Speedway, em Indiana, está marcado para este sábado (11), com largada agendada para as 16h [de Brasília, -3 GMT].

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.