Dixon roda na primeira volta, se recupera na estratégia e vence GP de Indianápolis 2
Scott Dixon se envolveu em incidente na primeira volta, mas aproveitou para traçar uma estratégia surreal e segurou Graham Rahal nas voltas finais para vencer o GP de Indianápolis 2
Foi com drama e com uma reviravolta inacreditável, mas Scott Dixon finalmente venceu na temporada 2023 da Indy. O hexacampeão da Ganassi rodou ainda na primeira volta para tentar evitar um choque com o companheiro de equipe Marcus Armstrong e caiu para as últimas posições. Mesmo assim, utilizou uma estratégia perfeita para se recuperar e vencer pela 53ª vez na carreira.
Pole-position, Graham Rahal até tentou quebrar o jejum de 6 anos sem vitórias na Indy, mas não conseguiu concluir a ultrapassagem sobre o rival neozelandês, que fez um stint final economizando combustível. Apesar disso, o piloto da RLL se contentou com o primeiro pódio desde o GP do Texas de 2021.
Relacionadas
Quem completou o top-3 no IMS foi o mexicano Pato O’Ward, de McLaren, seguido pelo dinamarquês Christian Lundgaard, que largou da primeira fila. Companheiro de equipe de Pato, Alexander Rossi fechou o top-5.
Atual campeão, Will Power foi o sexto colocado em grande recuperação com a Penske, após largar do 16º lugar. Líder do campeonato, o espanhol Álex Palou manteve os 100% de aproveitamento no top-10 ao fechar no sétimo lugar em meio a indefinição contratual e ameaças judiciais sobre onde vai correr em 2024. Scott McLaughlin, Kyle Kirkwood e Marcus Ericsson fecharam o top-10.
O brasileiro Helio Castroneves foi o 15º com a Meyer Shank, ganhando três posições em comparação com a posição de largada. Quem saiu muito no prejuízo foi o americano Josef Newgarden, que envolvido em acidente na largada, fechou na 25ª colocação, com danos no carro e muitas voltas atrás do vencedor.
A Indy retorna em duas semanas, no dia 26 de agosto, com o último oval do ano, a etapa de Gateway, no circuito localizado em Madison, Illinois.
Saiba como foi o GP de Indianápolis 2:
A bandeira verde foi dada às 15h29 (de Brasília, GMT-3). Devlin DeFrancesco deu um excelente mergulho na primeira curva e pulou de quinto para o primeiro lugar. Scott McLaughlin pulou de 10º para 7º e Kyle Kirkwood foi de 13º para 8º. Uma bandeira amarela logo aconteceu. Álex Palou tocou Marcus Armstrong, que rodou. Romain Grosjean e Josef Newgarden bateram no neozelandês. Scott Dixon, ao tentar evitar o acidente, rodou sozinho.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Para a relargada, a ordem era DeFrancesco, Rahal, O’Ward, Lundgaard, Rossi, Rosenqvist, McLaughlin, Kirkwood, Palou e Harvey. A bandeira verde veio na volta 7. Devlin saiu bem e manteve a primeira posição. Alexander Rossi mergulhou por dentro de Christian Lundgaard na curva 1 pra assumir o quarto lugar.
Na abertura da volta 9, Rahal ultrapassou DeFrancesco e reassumiu a liderança perdida na largada. Rossi, ainda em grande ritmo, ultrapassou o companheiro de equipe O’Ward e também o canadense Devlin, escalando o pelotão rumo ao segundo posto.
Líder das primeiras voltas, DeFrancesco começou a despencar de ritmo com pneus duros e caiu para o sétimo lugar. Álex Palou tentou ultrapassar o canadense, mas deu um toque e perdeu posto para Kirkwood. Lundgaard ultrapassou O’Ward e passou a formar um top-3 com Rahal e Rossi, todos de pneus macios. Eventualmente, Palou passou Devlin.
Os carros começaram a fazer os primeiros pit-stops da corrida. Santino Ferrucci foi um que teve problemas, com a Foyt deixando a pistola de troca de pneus presa em uma roda. Entre os ponteiros, o primeiro a parar foi Pato O’Ward, na volta 17. Scott McLaughlin parou na volta 21, enquanto Alexander Rossi veio na volta 22.
Líder, Graham Rahal parou na volta 25. Palou e Lundgaard vieram logo depois. Com todos os pilotos com 1 pit-stop realizado, Dixon e Grosjean apareciam nos dois primeiros lugares, já que pararam na primeira volta. Em sequência, vinham Rahal, Rossi, Lundgaard, O’Ward, Palou, McLaughlin, Rosenqvist e Kirkwood.
Dixon veio para o segundo pit-stop na volta 32. Rahal voltou a assumir a liderança, agora com Lundgaard na segunda posição. Rossi, O’Ward, Palou, McLaughlin, Rosenqvist, Ericsson e Power eram os que completavam o top-10.
Com 39 voltas, Rossi e O’Ward vieram aos boxes para o segundo pit-stop. Voltas depois, foi a vez de Palou e McLaughlin. Na volta 49, foi a vez de Rahal abdicar da liderança e ir aos boxes. Lundgaard veio dois giros depois.
Na marca de 53 voltas, Dixon era o líder, com Rahal no segundo lugar, O’Ward em terceiro, Lundgaard em quarto, Rossi em quinto, Palou em sexto, McLaughlin em sétimo, Power em oitavo, Kirkwood em nono e Rosenqvist em décimo. Scott veio aos boxes na volta 59, recolocando Rahal no topo e com uma vantagem bastante confortável para O’Ward.
Rossi veio para o terceiro pit-stop na volta 62. O’Ward e Lundgaard vieram no giro seguinte. A vez de Rahal foi na volta 64 junto de Palou. Dixon reassumiu a liderança com 21 voltas para o fim e com vantagem de 6s8 para Graham. De pneus macios usados, Rahal começou a cortar a vantagem para o neozelandês.
Dixon chegou a estabilizar a diferença em 3s8, mas a chegada de retardatários no caminho do neozelandês fizeram Rahal se aproximar de novo. O piloto da RLL chegou a estar a menos de 1s, mas não foi capaz de tirar o triunfo das mãos do hexacampeão.
Indy 2023, GP de Indianápolis 2, Corrida:
POSIÇÃO | PILOTO | EQUIPE | DIFERENÇA |
1 | S DIXON | Ganassi Honda | 85 voltas |
2 | G RAHAL | RLL Honda | +0.477 |
3 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +8.092 |
4 | C LUNDGAARD | RLL Honda | +9.321 |
5 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | +9.793 |
6 | W POWER | Penske Chevrolet | +14.692 |
7 | A PALOU | Ganassi Honda | +17.650 |
8 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +22.197 |
9 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | +23.423 |
10 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +30.395 |
11 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +32.672 |
12 | L LUNDQVIST | Meyer Shank Honda | +35.119 |
13 | C HERTA | Andretti Honda | +42.435 |
14 | J HARVEY | RLL Honda | +47.029 |
15 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +48.172 |
16 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | +1:01.941 |
17 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +1:09.596 |
18 | R GROSJEAN | Andretti Honda | + 1 volta |
19 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | + 1 volta |
20 | R HUNTER-REAY | Carpenter Chevrolet | + 1 volta |
21 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | + 1 volta |
22 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | + 1 volta |
23 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | + 1 volta |
24 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | + 2 voltas |
25 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | + 2 voltas |
26 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | + 6 voltas |
27 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | + 17 voltas |