“Inconsequente e mau caráter”: os bastidores da treta entre Palou e McLaren na Indy

O GRANDE PRÊMIO teve acesso aos bastidores da nova briga judicial envolvendo Álex Palou. Com dois contratos assinados na Indy para 2024, McLaren promete ir pra justiça

O casamento entre Álex Palou e McLaren sequer começou, mas já teve um término de grandes proporções com enorme chance de mais uma batalha judicial envolvendo o piloto espanhol, que está prestes a levantar o segundo título na Indy. O GRANDE PRÊMIO teve acesso aos bastidores da briga envolvendo a equipe e Álex.

Em carta interna publicada pela agência Associated Press e com cópia obtida pelo GP, o CEO da McLaren, Zak Brown, informou que tomou ciência de que Álex não tem intenção de honrar o contrato assinado para se juntar ao time em 2024. Zak afirmou que a McLaren dedicou muito tempo, investimento e dinheiro na preparação para receber o piloto que tinha assegurado que se juntaria ao time assim que o vínculo com a Ganassi acabasse.

Além disso, pela segurança que Palou tinha dado sobre tomar o caminho da McLaren em 2024, a equipe já tinha efetuado um dos primeiros pagamentos do contrato ao piloto, além do investimento milionário em tornar o espanhol como membro do programa de desenvolvimento do time na Fórmula 1, com posto de reserva e, quem sabe, de titular no futuro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Zak Brown quer entrar na justiça contra Palou (Foto: McLaren)

Para finalizar, Brown afirma que deixou claro a Álex que espera que honre e corra dentro do contrato. Porém, junto de Gavin Ward, o time se prepara para definir o elenco do time para 2024.

Se muitos pensavam que a decisão de quebrar o acordo com a McLaren era pelo objetivo de estar na Fórmula 1, a surpresa veio: mais uma vez, Álex assinou dois contratos. E é esperado pela Ganassi para seguir no time da Indy em 2024. A equipe papaia trata o piloto como “inconsequente e mau caráter”.

Zak estava decidido a emprestar Palou caso houvesse uma proposta de titular na Fórmula 1. Agora, internamente, espera-se que o empresário faça de tudo para levar a situação novamente na justiça, mandando a mensagem de que o piloto “mexeu com a pessoa errada”.

A novela entre Palou e McLaren teve início em 2022. O espanhol, que está na Chip Ganassi Racing desde 2021 — temporada em que conquistou o primeiro título — teve uma renovação de contrato com o time anunciada para 2023. Porém, horas depois, Álex informou que não retornaria ao time, e foi anunciado como piloto da McLaren.

Com dois contratos em vigência, uma batalha judicial entre Ganassi e McLaren se iniciou na justiça americana. O time de Chip Ganassi ativou uma cláusula de renovação automática para 2023. Eventualmente, um acordo aconteceu para assegurar Álex na CGR nesta temporada, mas com a esperança de que, livre no mercado para 2024, finalmente correria pela McLaren.

Em nota oficial, a agência Monaco Increase Management, que cuidava da carreira de Palou, afirmou que está extremamente decepcionada pela decisão de Álex em quebrar o acordo com a McLaren, e que pensavam que a relação entre as partes era “além de qualquer obrigação contratual”, além de desejar sorte ao espanhol no resto da carreira.

No campeonato da Indy, Palou lidera com 513 pontos contra 429 de Josef Newgarden, o piloto mais próximo na tabela. Já foram 4 vitórias do espanhol na temporada, e o bicampeonato está praticamente encaminhado. Neste sábado, o espanhol tenta aumentar ainda mais a vantagem de 84 pontos no GP de Indianápolis 2.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.