CEO da McLaren detona Palou e revela: “Não tem intenção de honrar contrato para 2024”

Zak Brown, CEO da McLaren, expôs em carta enviada à equipe que Álex Palou não tem intenções de cumprir o contrato acertado com o time inglês a partir do ano que vem na Indy e detonou a postura do piloto

Na liderança da Indy e caminhando a passos largos para o bicampeonato da categoria, Álex Palou está envolvido em mais uma confusão contratual. O espanhol, que completa seu último ano pela Ganassi em 2023, tem um acordo para defender a McLaren no grid a partir do ano que vem. Porém, uma carta enviada pelo CEO Zak Brown à equipe e revelada pela Associated Press indica que o piloto não está tão disposto assim a cumprir o vínculo estabelecido com o time inglês.

Na mensagem, Brown deixa claro que Palou “não tem intenções de honrar seu contrato” e admite decepção com o piloto. Apesar de ainda estar na Ganassi, o espanhol já atua como reserva da McLaren na Fórmula 1 e testa o carro inglês com frequência. No ano passado, participou do TL1 do GP dos Estados Unidos.

“Isso é incrivelmente decepcionante, considerando o compromisso que ele firmou conosco direta e publicamente, além de nosso significativo investimento baseado neste compromisso”, escreveu Brown. “Dedicamos muito tempo, dinheiro e recursos nos preparando para receber Álex em nossa equipe porque acreditávamos nele e estávamos ansiosos para vencer na Indy com ele”, disse.

“Depois de sua disputa [contratual] com sua equipe [Ganassi] no último outono, Álex nos garantiu seu compromisso com a McLaren, e isso foi refletido no contrato que firmamos”, explicou.

Brown detonou a postura de Palou em carta enviada à McLaren (Foto: Indy)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Segundo Brown, Palou reafirmou em mais de uma oportunidade que cumpriria seu acordo com a McLaren, que já até adiantou parte do salário de 2024 ao piloto. Além de reclamar da postura do espanhol, Zak citou até seu “potencial de pilotar na F1” e garantiu que vai buscar outro nome caso não se acerte com o campeão de 2021.

“Pagamos a ele um significativo primeiro salário antes de sua temporada em 2024, além dos milhões de dólares direcionados a desenvolvê-lo em nosso programa de testes da Fórmula 1 e em seu papel de piloto reserva, com uma possibilidade de pilotar na F1 no futuro”, salientou.

“Infelizmente, parece que nossa crença, compromisso, investimento e confiança em Álex foram equivocados, já que não estão sendo retribuídos. Deixamos claro que esperamos que Álex honre seu contrato conosco. No entanto, eu e a liderança da equipe estamos focados em definir nossos pilotos para 2024, de forma a estarmos preparados caso Álex não o faça”, encerrou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Álex Palou domina a Indy em 2023 e é o grande favorito ao título (Foto: Indycar)

A carta de Brown foi enviada para a equipe logo depois da classificação da Indy em Indianápolis, na última sexta-feira (11). O piloto já foi especulado em algumas equipes da F1, como AlphaTauri e Williams, e poderia se livrar do vínculo com a McLaren caso uma oportunidade na F1 aparecesse até o dia 1º de julho.

No entanto, o espanhol não conseguiu fechar um acordo até a data, o que o manteve ‘preso’ à McLaren. Além de Brown, a empresa que negociou o contrato entre o piloto e a equipe inglesa, a Monaco Increase Management, também veio a público para expor o desconforto com a opção de Palou de não cumprir o vínculo com o time de Woking.

“A Monaco Increase Management está bastante decepcionada de saber sobre a decisão de Álex Palou de quebrar um acordo existente com a McLaren para 2024 e além. Juntos, construímos um relacionamento que pensamos que ia além de qualquer obrigação contratual, que culminou com o título da Indy 2021 e um caminho de oportunidades na Fórmula 1. A vida segue, e desejamos a Álex todo o melhor no futuro”, disse a empresa em comunicado neste sábado.

Apesar da irritação com Palou, Brown não revelou qual será o destino do piloto em 2024. Atualmente, o espanhol lidera com folga a classificação da Indy, com 84 pontos de vantagem para o segundo colocado, Josef Newgarden. A McLaren, por sua vez, corre com Pato O’Ward, Alexander Rossi e Felix Rosenqvist em 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.