Williams se junta a AlphaTauri e inicia namoro para ter Palou na Fórmula 1 2024

Antes especulado como substituto de Nyck de Vries na AlphaTauri, Álex Palou foi apontado como candidado a vaga de Logan Sargeant na Williams. Porém, o espanhol tem contrato como reserva da McLaren na F1

Acelerando fundo rumo ao bicampeonato da Indy, Álex Palou iniciou conversas com a Williams para ser um possível substituto de Logan Sargeant como titular da equipe Grove para 2024, segundo informações do site americano The Race. Piloto da Ganassi nos EUA e reserva da McLaren na Fórmula 1, Palou também teve o seu nome especulado na Alpha Tauri na sexta-feira do GP da Inglaterra, em Silverstone.

Quem vai ficar com Palou? Essa questão está perto de ser respondida, pois o contrato do espanhol com a Ganassi vence após o GP de Laguna Seca, que será realizado em 10 de setembro e marca o final da temporada 2023 da Indy. Possivelmente, a prova também seja o palco da comemoração oficial do segundo título em três anos de Palou na Indy, já que o piloto tem 80 pontos de vantagem sobre o Josef Newgarden, vice-líder do campeonato, restando apenas cinco etapas para o final da temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando a
qui!

Álex Palou faz a Indy parecer coisa fácil (Foto: Indycar)

E caso o destino em 2024 seja da Fórmula 1, há duas equipes interessadas em contar com os talentos do piloto de 26 anos. A primeira a manifestar interesse foi a AlphaTauri. Entre os dois treinos livres do GP da Inglaterra, o jornalista Joe Saward bancou à época que Palou poderia substituir o então titular da equipe de Farenza, Nick De Vries, provavelmente no GP do Japão, programado para acontecer no dia 24 de setembro. O espanhol conhece Suzuka, onde correu em 2017, pela F3 Japonesa, e em 2019, com Super Fórmula.

Mas com a demissão De Vries e a chegada Daniel Ricciardo na semana do GP da Hungria, o interesse esfriou e Palou iniciou conversas com a Williams, de acordo com a publicação do The Race. Com Alexander Albon somando todos os 11 pontos da escuderia de Grove até a parada para as férias europeias, Álex foi especulado para substituir o americano Sargeant, que obteve o 11º lugar no GP da Inglaterra, prova na qual a Williams foi competiva, como melhor resultado em 2023 até o momento.

Porém, Palou tem um contrato em vigor como piloto reserva da McLaren. E, também segundo o The Race, já venceu o prazo da clausula no contrato entre o espanhol e a equipe de Woking que permite uma migração para a F1 Ou seja, Palou precisa que a McLaren concorde em liberá-lo para correr por outra equipe na F1.

Álex Palou ficou impressionado com o carro (Foto: AFP)

A possível liberação não deverá ser das mais simples, pois quando questionado sobre uma possível transferência para AlphaTauri, o chefe de equipe da McLaren, Zak Brown, rechaçou qualquer possibilidade em ceder o espanhol aos rivais. “Ele é nosso piloto reserva e estará conosco no fim do ano para o restante das corridas da F1”, ratificou Brown, em entrevista à repórter Jenna Fryer, da AP.

Além disso, a McLaren já expôs a vontade de ter Palou como piloto na Indy a partir de 2024 e mantê-lo por mais anos como piloto reserva na F1. E, assim como aconteceu em 2022 quando participou do TL1 do GP dos EUA, o espanhol deve ganhar mais uma oportunidade a bordo do MCL60 no final de semana de corrida no Circuito das Américas, 18ª etapa da F1 2023, que será realizada entre os dias 20 e 22 de outubro.

Diante de todo esse cenário complexo onde se meteu Palou graças ao seu desempenho na Indy, mas também quando protagonizou uma situação bizarra em 2022 envolvendo o acerto como reserva da McLaren na F1 e a renovação com a Ganassi na Indy por mais um ano, resta ao mundo do automobilismo esperar se o espanhol será piloto da AlphaTauri ou da Williams na F1, ou, se até mesmo, permanecerá na Indy, mas vestindo o macacão laranja papaia em 2024.

O GP de Nashville acontecerá no próximo domingo (6) em circuito de rua montado ao redor do Nissan Stadium, na cidade mais populosa do estado do Tennessee. A corrida tem cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.