McLaughlin comanda 1-2 da Penske em GP do ‘destempero’ no Alabama

Em prova que teve até boneca caindo na pista, Scott McLaughlin viu o ritmo da Penske ser determinante para mais uma vitória no Alabama. Pietro Fittipaldi abandonou

Scott McLaughlin repetiu a dose de 2023 e venceu o GP do Alabama. Após uma semana controversa por conta da desclassificação sofrida em St. Pete, o piloto da Penske largou da pole neste domingo (28) e saiu com a vitória em Barber após uma prova marcada por diversos pequenos incidentes e até a queda de um manequim na pista.

E a volta por cima da Penske foi com 1-2. O australiano Will Power até chegou a cometer um erro durante a prova, mas terminou no segundo lugar depois de ritmo muito forte e excelente trabalho nos boxes. O resultado deixa o bicampeão também no segundo posto do campeonato.

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O pódio no Alabama foi completado pelo novato Linus Lundqvist. Com grande acerto de estratégia da Ganassi, o piloto sueco fechou no terceiro lugar. É o primeiro top-3 da carreira do campeão da Indy Lights em 2022.

Felix Rosenqvist, de Meyer Shank, conquistou o quarto lugar após ultrapassar o atual campeão Álex Palou, da Ganassi, nas voltas finais da corrida. Christian Lundgaard perdeu terreno na reta final e ficou fora do pódio após andar no top-3 em quase toda a corrida, ficando em sexto.

Will Power (Foto: IndyCar)

Com grande estratégia, Santino Ferrucci foi o sétimo com a Foyt, à frente de Colton Herta — que virou o novo líder do campeonato — Marcus Armstrong e Kyle Kirkwood, que finalizaram o top-10 em Barber.

Após entrar na prova como líder do campeonato, o neozelandês Scott Dixon teve um dia para esquecer. Depois de cometer um erro ao tentar ultrapassar Graham Rahal no início da prova, rodou e caiu para os últimos lugares, se recuperando apenas ao 15º posto. Ainda finalizou à frente de Josef Newgarden, que perdeu muito terreno com um toque em Marcus Armstrong.

A corrida do brasileiro Pietro Fittipaldi acabou em apenas 6 voltas. No fundo do pelotão, o piloto da RLL parou na barreira de pneus após receber um toque do mexicano Pato O’Ward, que tentava recuperar terreno após uma rodada que o tirou do top-5. O piloto da McLaren foi punido com um drive-through pelo acidente.

A Indy retorna em menos de duas semanas, no dia 11 de maio, com o GP de Indianápolis, etapa que acontece no circuito misto do Indianápolis Motor Speedway, em Indiana.

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Linus Lundqvist (Foto: Indycar)

Saiba como foi o GP do Alabama da Indy:

A bandeira verde para o GP do Alabama foi dada às 14h40 (de Brasília, GMT-3).

McLaughlin pulou bem e manteve a liderança. Power perdeu ritmo e foi forçado a batalhar contra Lundgaard e O’Ward para manter o segundo lugar. Um toque no fundo envolveu Robb, Harvey e Simpson, que caíram para as últimas posições. Herta e Ferrucci trocaram toques, enquanto O’Ward errou a freada em uma tentativa de ultrapassar Lundgaard e passou reto, indo para a brita e caindo para o fundo do grid.

Na sexta volta, apareceu a bandeira amarela após uma porção de voltas movimentadas. Pietro Fittipaldi, que andava na 20ª colocação, foi tocado por O’Ward e parou na barreira de pneus na curva 13. Os boxes foram abertos dois giros depois, com diversos pilotos realizando o pit-stop em um plano de três paradas, como Santino Ferrucci, Rinus VeeKay, Théo Pourchaire e Kyffin Simpson.

Pietro Fittipaldi rodou após toque e bateu (Vídeo: Indycar)

A ordem de relargada tinha McLaughlin líder, seguido por Power, Lundgaard, Rosenqvist, Armstrong, Palou, Rahal, Dixon, Newgarden e Grosjean. O neozelandês partiu muito bem para segurar o primeiro posto. O’Ward recebeu um drive-through como punição pelo toque com Pietro. O atual campeão Álex começou a crescer no pelotão, tirando Armstrong e Rosenqvist da frente para surgir em quarto.

Marcus Armstrong começou a perder ritmo e também foi superado por Graham Rahal e Scott Dixon, caindo ao oitavo lugar. Em sétimo, Dixon tentou uma ultrapassagem por fora sobre Rahal, mas levou um toque e parou na grama, perdendo inúmeras posições. Power, em segundo, escapou da pista sozinho, cedendo o posto a Lundgaard, que abriu a janela de pit-stops dos líderes no giro 26.

Will veio na 28, enquanto McLaughlin parou na 29. Palou apareceu nos pits na 31. Rosenqvist, Rahal, Newgarden e Grosjean foram na seguinte. Com todas as primeiras paradas feitas, a liderança estava nas mãos de Santino Ferrucci, que tinha feito reabastecimento e troca de pneus na bandeira amarela de Fittipaldi. McLaughlin era segundo, seguido por VeeKay, Lundgaard, Power, Lundqvist, Pourchaire, Harvey, Simpson e Palou. Enquanto isso, Newgarden levou um toque de Armstrong quando era 15º, perdendo quatro lugares.

Ferrucci, Simpson, Pourchaire, Ghiotto e Harvey vieram aos boxes. Na volta 40, McLaughlin já era líder de novo, com boa distância para Lundgaard, que era segundo e tinha Power em terceiro. Mais distante, aparecia Palou, seguido por Rossi, Rosenqvist, Armstrong, Ferrucci, Rahal e Kirkwood.

Na volta 44, veio a segunda amarela do dia. Alexander Rossi realizou um pit-stop, e ao sair, viu a roda traseira esquerda se desprender do carro após um encaixe errado, representando fim de prova para o piloto da McLaren. Três primeiros colocados, McLaughlin, Power e Lundgaard aproveitaram a oportunidade para realizar o segundo pit-stop. Quem tentou o mesmo foi Canapino, mas com problemas, já que acabou rodando na saída, perdendo terreno.

Rossi sofreu com roda solta (Vídeo: Indycar)

Para a relargada, a ordem dos carros era: Palou, Rosenqvist, Armstrong, Ferrucci, Rahal, Kirkwood, Grosjean, Newgarden, Ericsson e VeeKay. A bandeira verde veio na volta 49. Batalhando pelo 17º lugar, Power superou McLaughlin, mas o australiano não ficou muito tempo à frente, cometendo um vacilo que permitiu a ultrapassagem do neozelandês. Na volta 52, um momento de susto: um manequim caiu de uma ponte e ficou na grama próximo de uma das retas do circuito. Apesar disso, a bandeira amarela não apareceu.

O manequim que despencou na Indy (Foto: Indycar)

O pace-car foi acionado cinco giros depois da queda do manequim. Agora por conta de Sting Ray Robb, que passou reto na curva 1 e bateu forte. Palou, Rosenqvist, Armstrong, Rahal, Kirkwood, Grosjean, Ericsson e Newgarden optaram pelo pit-stop.

A relargada aconteceu já no terço final, com Ferrucci na liderança em uma estratégia diferente dos ponteiros, seguido por Lundqvist. McLaughlin era terceiro, acompanhado por Simpson, Power, Lundgaard, Rasmussen, Harvey, Canapino e Rosenqvist. Palou era 11º. Santino parou na volta 66, dando a liderança nas mãos de Linus, que por sua vez foi aos boxes no giro 71, devolvendo a posição de honra para Scott.

Na volta 75, o momento decisivo para a vitória: McLaughlin, Power e Lundgaard vieram aos boxes para o último pit-stop. O dinamarquês foi quem se deu mal, perdendo ritmo e caindo para o sétimo lugar. Scott e Will mantiveram o 1-2 da Penske, com Palou em terceiro, Rosenqvist em quarto, Lundqvist em quinto e Armstrong em sexto.

Palou não tinha o mesmo ritmo de Lundqvist e não batalhou quando o sueco fez uma manobra pelo terceiro lugar. Com 5 voltas para o fim, Christian Rasmussen, que teve prova absolutamente caótica, rodou sozinho e acabou gerando uma bandeira amarela.

A relargada aconteceu com 2 voltas para o fim. McLaughlin segurou a liderança. Power não conseguiu manter a proximidade com o companheiro de equipe e passou a ser ameaçado por Lundqvist. Palou perdeu o quarto lugar para Rosenqvist.

INDY 2024, GP DO ALABAMA, CORRIDA:

1SCOTT McLAUGHLINPenske Chevrolet1:56:45.77790 voltas
2WILL POWERPenske Chevrolet+1.319 
3LINUS LUNDQVISTGanassi Honda+2.442 
4FELIX ROSENQVISTMeyer Shank Honda+4.510 
5ÁLEX PALOUGanassi Honda+5.369 
6CHRISTIAN LUNDGAARDRLL Honda+6.050 
7SANTINO FERRUCCIFoyt Chevrolet+6.605 
8COLTON HERTAAndretti Honda+7.512 
9MARCUS ARMSTRONGGanassi Honda+8.037 
10KYLE KIRKWOODAndretti Honda+8.557 
11GRAHAM RAHALRLL Honda+9.028 
12ROMAIN GROSJEANJuncos Chevrolet+9.449 
13JACK HARVEYDale Coyne Honda+10.126 
14KYFFIN SIMPSONGanassi Honda+10.441 
15SCOTT DIXONGanassi Honda+11.362 
16JOSEF NEWGARDENPenske Chevrolet+12.235 
17RINUS VEEKAYCarpenter Chevrolet+13.509 
18MARCUS ERICSSONAndretti Honda+13.843 
19TOM BLOMQVISTMeyer Shank Honda+14.575 
20AGUSTÍN CANAPINOJuncos Chevrolet+14.680 
21LUCA GHIOTTODale Coyne Honda+15.680 
22PATO O’WARDMcLaren Chevrolet+16.446 
23THÉO POURCHAIREMcLaren Chevrolet+1 volta 
24CHRISTIAN RASMUSSENCarpenter Chevrolet+1 volta 
25ALEXANDER ROSSIMcLaren Chevrolet+29 voltasNC
26STING RAY ROBBFoyt Chevrolet+35 voltasNC
27PIETRO FITTIPALDIRLL Honda+47 voltasNC
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