McLaughlin comanda 1-2 da Penske em GP do ‘destempero’ no Alabama
Em prova que teve até boneca caindo na pista, Scott McLaughlin viu o ritmo da Penske ser determinante para mais uma vitória no Alabama. Pietro Fittipaldi abandonou
Scott McLaughlin repetiu a dose de 2023 e venceu o GP do Alabama. Após uma semana controversa por conta da desclassificação sofrida em St. Pete, o piloto da Penske largou da pole neste domingo (28) e saiu com a vitória em Barber após uma prova marcada por diversos pequenos incidentes e até a queda de um manequim na pista.
E a volta por cima da Penske foi com 1-2. O australiano Will Power até chegou a cometer um erro durante a prova, mas terminou no segundo lugar depois de ritmo muito forte e excelente trabalho nos boxes. O resultado deixa o bicampeão também no segundo posto do campeonato.
Relacionadas
O pódio no Alabama foi completado pelo novato Linus Lundqvist. Com grande acerto de estratégia da Ganassi, o piloto sueco fechou no terceiro lugar. É o primeiro top-3 da carreira do campeão da Indy Lights em 2022.
Felix Rosenqvist, de Meyer Shank, conquistou o quarto lugar após ultrapassar o atual campeão Álex Palou, da Ganassi, nas voltas finais da corrida. Christian Lundgaard perdeu terreno na reta final e ficou fora do pódio após andar no top-3 em quase toda a corrida, ficando em sexto.
Com grande estratégia, Santino Ferrucci foi o sétimo com a Foyt, à frente de Colton Herta — que virou o novo líder do campeonato — Marcus Armstrong e Kyle Kirkwood, que finalizaram o top-10 em Barber.
Após entrar na prova como líder do campeonato, o neozelandês Scott Dixon teve um dia para esquecer. Depois de cometer um erro ao tentar ultrapassar Graham Rahal no início da prova, rodou e caiu para os últimos lugares, se recuperando apenas ao 15º posto. Ainda finalizou à frente de Josef Newgarden, que perdeu muito terreno com um toque em Marcus Armstrong.
A corrida do brasileiro Pietro Fittipaldi acabou em apenas 6 voltas. No fundo do pelotão, o piloto da RLL parou na barreira de pneus após receber um toque do mexicano Pato O’Ward, que tentava recuperar terreno após uma rodada que o tirou do top-5. O piloto da McLaren foi punido com um drive-through pelo acidente.
A Indy retorna em menos de duas semanas, no dia 11 de maio, com o GP de Indianápolis, etapa que acontece no circuito misto do Indianápolis Motor Speedway, em Indiana.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi o GP do Alabama da Indy:
A bandeira verde para o GP do Alabama foi dada às 14h40 (de Brasília, GMT-3).
McLaughlin pulou bem e manteve a liderança. Power perdeu ritmo e foi forçado a batalhar contra Lundgaard e O’Ward para manter o segundo lugar. Um toque no fundo envolveu Robb, Harvey e Simpson, que caíram para as últimas posições. Herta e Ferrucci trocaram toques, enquanto O’Ward errou a freada em uma tentativa de ultrapassar Lundgaard e passou reto, indo para a brita e caindo para o fundo do grid.
Na sexta volta, apareceu a bandeira amarela após uma porção de voltas movimentadas. Pietro Fittipaldi, que andava na 20ª colocação, foi tocado por O’Ward e parou na barreira de pneus na curva 13. Os boxes foram abertos dois giros depois, com diversos pilotos realizando o pit-stop em um plano de três paradas, como Santino Ferrucci, Rinus VeeKay, Théo Pourchaire e Kyffin Simpson.
A ordem de relargada tinha McLaughlin líder, seguido por Power, Lundgaard, Rosenqvist, Armstrong, Palou, Rahal, Dixon, Newgarden e Grosjean. O neozelandês partiu muito bem para segurar o primeiro posto. O’Ward recebeu um drive-through como punição pelo toque com Pietro. O atual campeão Álex começou a crescer no pelotão, tirando Armstrong e Rosenqvist da frente para surgir em quarto.
Marcus Armstrong começou a perder ritmo e também foi superado por Graham Rahal e Scott Dixon, caindo ao oitavo lugar. Em sétimo, Dixon tentou uma ultrapassagem por fora sobre Rahal, mas levou um toque e parou na grama, perdendo inúmeras posições. Power, em segundo, escapou da pista sozinho, cedendo o posto a Lundgaard, que abriu a janela de pit-stops dos líderes no giro 26.
Will veio na 28, enquanto McLaughlin parou na 29. Palou apareceu nos pits na 31. Rosenqvist, Rahal, Newgarden e Grosjean foram na seguinte. Com todas as primeiras paradas feitas, a liderança estava nas mãos de Santino Ferrucci, que tinha feito reabastecimento e troca de pneus na bandeira amarela de Fittipaldi. McLaughlin era segundo, seguido por VeeKay, Lundgaard, Power, Lundqvist, Pourchaire, Harvey, Simpson e Palou. Enquanto isso, Newgarden levou um toque de Armstrong quando era 15º, perdendo quatro lugares.
Ferrucci, Simpson, Pourchaire, Ghiotto e Harvey vieram aos boxes. Na volta 40, McLaughlin já era líder de novo, com boa distância para Lundgaard, que era segundo e tinha Power em terceiro. Mais distante, aparecia Palou, seguido por Rossi, Rosenqvist, Armstrong, Ferrucci, Rahal e Kirkwood.
Na volta 44, veio a segunda amarela do dia. Alexander Rossi realizou um pit-stop, e ao sair, viu a roda traseira esquerda se desprender do carro após um encaixe errado, representando fim de prova para o piloto da McLaren. Três primeiros colocados, McLaughlin, Power e Lundgaard aproveitaram a oportunidade para realizar o segundo pit-stop. Quem tentou o mesmo foi Canapino, mas com problemas, já que acabou rodando na saída, perdendo terreno.
Para a relargada, a ordem dos carros era: Palou, Rosenqvist, Armstrong, Ferrucci, Rahal, Kirkwood, Grosjean, Newgarden, Ericsson e VeeKay. A bandeira verde veio na volta 49. Batalhando pelo 17º lugar, Power superou McLaughlin, mas o australiano não ficou muito tempo à frente, cometendo um vacilo que permitiu a ultrapassagem do neozelandês. Na volta 52, um momento de susto: um manequim caiu de uma ponte e ficou na grama próximo de uma das retas do circuito. Apesar disso, a bandeira amarela não apareceu.
O pace-car foi acionado cinco giros depois da queda do manequim. Agora por conta de Sting Ray Robb, que passou reto na curva 1 e bateu forte. Palou, Rosenqvist, Armstrong, Rahal, Kirkwood, Grosjean, Ericsson e Newgarden optaram pelo pit-stop.
A relargada aconteceu já no terço final, com Ferrucci na liderança em uma estratégia diferente dos ponteiros, seguido por Lundqvist. McLaughlin era terceiro, acompanhado por Simpson, Power, Lundgaard, Rasmussen, Harvey, Canapino e Rosenqvist. Palou era 11º. Santino parou na volta 66, dando a liderança nas mãos de Linus, que por sua vez foi aos boxes no giro 71, devolvendo a posição de honra para Scott.
Na volta 75, o momento decisivo para a vitória: McLaughlin, Power e Lundgaard vieram aos boxes para o último pit-stop. O dinamarquês foi quem se deu mal, perdendo ritmo e caindo para o sétimo lugar. Scott e Will mantiveram o 1-2 da Penske, com Palou em terceiro, Rosenqvist em quarto, Lundqvist em quinto e Armstrong em sexto.
Palou não tinha o mesmo ritmo de Lundqvist e não batalhou quando o sueco fez uma manobra pelo terceiro lugar. Com 5 voltas para o fim, Christian Rasmussen, que teve prova absolutamente caótica, rodou sozinho e acabou gerando uma bandeira amarela.
A relargada aconteceu com 2 voltas para o fim. McLaughlin segurou a liderança. Power não conseguiu manter a proximidade com o companheiro de equipe e passou a ser ameaçado por Lundqvist. Palou perdeu o quarto lugar para Rosenqvist.
INDY 2024, GP DO ALABAMA, CORRIDA:
1 | SCOTT McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:56:45.777 | 90 voltas |
2 | WILL POWER | Penske Chevrolet | +1.319 | |
3 | LINUS LUNDQVIST | Ganassi Honda | +2.442 | |
4 | FELIX ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | +4.510 | |
5 | ÁLEX PALOU | Ganassi Honda | +5.369 | |
6 | CHRISTIAN LUNDGAARD | RLL Honda | +6.050 | |
7 | SANTINO FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +6.605 | |
8 | COLTON HERTA | Andretti Honda | +7.512 | |
9 | MARCUS ARMSTRONG | Ganassi Honda | +8.037 | |
10 | KYLE KIRKWOOD | Andretti Honda | +8.557 | |
11 | GRAHAM RAHAL | RLL Honda | +9.028 | |
12 | ROMAIN GROSJEAN | Juncos Chevrolet | +9.449 | |
13 | JACK HARVEY | Dale Coyne Honda | +10.126 | |
14 | KYFFIN SIMPSON | Ganassi Honda | +10.441 | |
15 | SCOTT DIXON | Ganassi Honda | +11.362 | |
16 | JOSEF NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +12.235 | |
17 | RINUS VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +13.509 | |
18 | MARCUS ERICSSON | Andretti Honda | +13.843 | |
19 | TOM BLOMQVIST | Meyer Shank Honda | +14.575 | |
20 | AGUSTÍN CANAPINO | Juncos Chevrolet | +14.680 | |
21 | LUCA GHIOTTO | Dale Coyne Honda | +15.680 | |
22 | PATO O’WARD | McLaren Chevrolet | +16.446 | |
23 | THÉO POURCHAIRE | McLaren Chevrolet | +1 volta | |
24 | CHRISTIAN RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
25 | ALEXANDER ROSSI | McLaren Chevrolet | +29 voltas | NC |
26 | STING RAY ROBB | Foyt Chevrolet | +35 voltas | NC |
27 | PIETRO FITTIPALDI | RLL Honda | +47 voltas | NC |