Martín sobra e vence corrida sprint da MotoGP na França. Marc Márquez reage e fica em 2º

Jorge Martín não foi incomodado pelos adversários na corrida sprint em Le Mans e venceu de ponta a ponta. Marc Márquez e Maverick Viñales fecharam o pódio enquanto Francesco Bagnaia teve problemas e abandonou a prova

Jorge Martín mostrou mais uma vez que é o ‘rei do sábado’ na MotoGP e venceu outra corrida sprint, dessa vez em Le Mans, palco do GP da França. Largando na pole, o espanhol disparou na frente e contou com azares dos rivais para sobrar na pista e levar outra prova em 2024.

O grande destaque do dia foi Marc Márquez. Largando apenas em 13º, o hexacampeão da MotoGP fez diversas ultrapassagens e conseguiu uma ótima segunda colocação, somando mais um pódio no campeonato. Maverick Viñales segurou Enea Bastianini e fechou o pódio.

Aleix Espargaró queimou a largada, sofreu punição de duas voltas longas e ainda terminou na quinta colocação, à frente do novato Pedro Acosta. O sétimo lugar foi de Fabio Di Giannantonio, com Jack Miller, Raúl Fernández e Fabio Quartararo completando o top-10.

O sábado, porém, foi difícil para Francesco Bagnaia. Largando na segunda posição, o atual bicampeão enfrentou problemas na largada e chegou a cair para o 15º lugar. Ainda no início da corrida, passou reto e abandonou a disputa de maneira precoce, saindo zerado do primeiro desafio em solo francês.

Jorge Martín dominou a corrida sprint desde o início (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MotoGP volta a acelerar neste domingo (12), a partir de 9h para o GP da França, em Le Mans. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Confira como foi a corrida sprint da MotoGP na França:

O clima estava aberto em Le Mans, com sol forte e altas temperaturas para a corrida sprint. Os termômetros apontavam 26ºC no ar e 41ºC na pista, com ventos de 3 km/h.

Na largada, Jorge Martín voou e disparou na liderança, seguido por Marco Bezzecchi e Aleix Espargaró. Quem partiu mal foi Francesco Bagnaia, que errou e despencou para o 15º lugar em poucas curvas.

A largada da corrida sprint da MotoGP na França (Vídeo: MotoGP)

Por outro lado, Marc Márquez parece ter encontrado o melhor desempenho da moto ao longo do fim de semana e subiu para o quarto lugar em apenas dois giros.

Na terceira volta, a direção de prova anunciou punição de dupla volta longa para Aleix Espargaró, que ocupava a terceira posição no momento.

Ao mesmo tempo, Bagnaia seguia com seu calvário. O italiano encarou novos problemas com a Ducati #1, passou reto na curva 9 e abandonou a prova.

Marc Márquez ganhou dez posições logo nas primeiras voltas da sprint em Le Mans (Video: MotoGP)

Na quarta volta, foi a vez de Joan Mir perder o controle na curva 9, escorregar e cair para abandonar a disputa.

Lá na frente, Martín e Bezzecchi trocavam melhores voltas, com o italiano tentando se aproximar do rival.

Aleix Espargaró cumpriu a punição de dupla volta longa e voltou ainda na sexta posição. Enquanto isso, Álex Rins perdia o controle na curva 8 e ia para o chão novamente.

Bicampeão Pecco Bagnaia com problemas, abandonando a sprint (Vídeo: MotoGP)

Na frente, Martín conseguiu abrir confortável vantagem para Bezzecchi, com 1s1 à frente. O italiano, no entanto, abriu 2s para Marc Márquez, que sofria pressão de Maverick Viñales pela última vaga no pódio.

Com Martín tranquilo na liderança, Marc Márquez passou a atacar Bezzecchi, mas nem deu tempo de fazer uma ultrapassagem. O italiano perdeu o controle da dianteira na curva 9, caiu e também saiu da disputa em Le Mans.

No fim, Bastianini abriu caçada contra Viñales pela última vaga no pódio, mas sem sucesso. O espanhol da Aprilia se defendeu bem e conseguiu abrir 0s7 de vantagem.

Fim de prova para Marco Bezzecchi na França (Vídeo: MotoGP)

Pedro Acosta, apesar da sexta posição, ainda teve um susto na penúltima volta. O novato perdeu o controle na última curva, mas segurou bem a moto e continuou na prova e à frente de Fabio Di Giannantonio.

Na bandeirada, Martín mostrou que é o dono das corridas sprint na MotoGP, com 12 triunfos desde o ano passado, e venceu em Le Mans com 2s2 de vantagem. Marc Márquez foi o segundo e Viñales segurou Bastianini para completar o pódio.

MotoGP 2024, Le Mans, GP da França, Corrida Sprint, Resultado Final:

POSMotoPilotoEquipeDiff
189J MARTÍNPramac Ducati14 voltas
293M MÁRQUEZGresini Ducati+ 2.280
312M VIÑALESAprilia+ 4.174
423E BASTIANINIDucati+ 4.798
541A ESPARGARÓAprilia+ 7.698
631P ACOSTAGasGas+ 9.185
749F DI GIANNANTONIOVR46+ 11.190
843J MILLERKTM+ 11.516
925R FERNÁNDEZTrackhouse Aprilia+ 12.257
1020F QUARTARAROYamaha+ 12.699
1188M OLIVEIRATrackhouse Aprilia+ 13.492
1221F MORBIDELLIPramac Ducati+ 15.578
135J ZARCOLCR Honda+ 16.439
1473A MÁRQUEZGresini Ducati+ 16.816
1533B BINDERKTM+ 16.969
1630T NAKAGAMILCR Honda+ 19.123
1737A FERNÁNDEZGasGas+ 23.618
1810L MARINIHonda+ 27.854
1972M BEZZECCHIVR46Abandonou
2042A RINSYamahaAbandonou
2136J MIRHondaAbandonou
221F BAGNAIADucatiAbandonou
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.