Piastri diz que toque com Ocon forçou abandono em “fim de semana ruim” nos EUA

Oscar Piastri se envolveu em toque com Esteban Ocon ainda na primeira volta no GP dos EUA, o que forçou abandonos dos dois. Após a corrida, australiano lamentou fim de semana negativo

Oscar Piastri durou apenas dez voltas no GP dos Estados Unidos, disputado pela Fórmula 1 neste domingo (22), no Circuito das Américas, e saiu decepcionado de Austin em uma corrida que prometia trazer uma McLaren forte. De fato, Lando Norris conseguiu mais um pódio com a terceira colocação, mas um toque entre Oscar e Esteban Ocon ainda na primeira volta encerrou as chances de pontuação do australiano.

Depois de abandonar, o piloto lamentou o contato com o francês e disse que sentiu algo quebrar do lado direito do carro. Depois de um décimo lugar na corrida sprint de sábado, Piastri admitiu o fim de semana difícil ao sair do Texas zerado.

“Fui por fora, não sei se ele [Ocon] teve algum desequilíbrio nas oscilações da pista”, explicou Piastri. “Mas tivemos um toque na saída da curva, e acho que isso quebrou um dos radiadores ou parte do eixo, não tenho certeza. Alguma coisa do lado direito do carro quebrou”, lamentou.

“Não foi um dos melhores finais de semana”, admitiu Oscar. “Ontem, claramente, não foi bom. Hoje, parecíamos melhores, mas ainda precisamos tentar melhorar algumas coisas”, avaliou.

Piastri viveu fim de semana complicado em Austin (Foto: AFP)

Apesar do resultado ruim, Piastri viu evolução na própria pilotagem ao longo do fim de semana americano. Para ele, as dificuldades vividas em Austin são importantes para o aprendizado de um piloto que ainda está em seu primeiro ano de Fórmula 1.

“Acho que fui melhorando ao longo do fim de semana”, destacou. “É tão difícil de conseguir entender tudo nessa pista. Então, foi um fim de semana ruim, mas um fim de semana importante de se ter em minha primeira temporada. Definitivamente, vou tentar aprender o que puder”, finalizou.

Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, com o GP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, para a 19ª etapa da temporada 2023.

ATUALIZAÇÃO: Após o GP dos Estados Unidos, os carros de Charles Leclerc e Lewis Hamilton foram reprovados na inspeção técnica da FIA por irregularidades nas medidas da prancha do assoalho, sendo desclassificados por irregularidades. Com isso, Carlos Sainz herdou o pódio, enquanto a dupla da Williams, Alexander Albon e Logan Sargeant, entrou na zona de pontos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.