Pai diz que Verstappen “pode tomar decisões sozinho” na F1: “É maduro o suficiente”

Jos Verstappen reforçou que Max se tornou mais maduro e experiente tanto como piloto quanto como pessoa e disse que o filho pode tomar as próprias decisões

Jos Verstappen, ex-piloto de Fórmula 1 e pai de Max, foi extremamente importante na formação do tetracampeão como piloto e ajudou o filho em inúmeras tomadas de decisões. Porém, o neerlandês disse que o #1 já é “maduro e sábio” o suficiente e agora pode tocar a carreira da maneira como achar mais conveniente.

Além de pai, Jos foi um tutor para Max nos tempos de kart e, por mais que tenha apresentado algumas atitudes questionáveis ao longo da trajetória, o ex-F1 foi essencial para ajudar o #1 a chegar na principal categoria do esporte a motor. Mesmo depois de assinar com a Toro Rosso e, anos depois, conquistar o primeiro título na Red Bull, o patriarca Verstappen seguiu acompanhando o filho na maioria das corridas.

Porém, Max se tornou mais maduro e experiente com o tempo e, além disso, o calendário da F1 se tornou mais extenso. Isso começou a demandar mais tempo de Jos, que também tem outras atividades além de acompanhar Verstappen. O neerlandês de 52 anos, por exemplo, vai competir no rali ao longo de 2025. Por isso, disse que está chegando o momento do filho ser mais independente.

“Também estou ocupado com Max, é claro. Agora um pouco menos, mas certamente no começo da carreira dele eu o orientei muito, também fiz muito disso no começo da caminhada na Fórmula 1. Mas agora ele é maduro e sábio o suficiente para tomar decisões sozinho. Mas acho que sou eu quem ainda lhe diz o que está indo bem e o que não está. E ele admira isso também”, disse Jos.

Jos Verstappen acompanhou toda a carreira de Max (Foto: Reprodução)

“Acho que todo mundo precisa de um pouco disso. Sempre tenho as melhores intenções para ele no coração e, claro, queremos ganhar tudo. Mas para isso também é necessário críticas. E além do rali, fazer isso é basicamente a minha vida. Tudo gira em torno de corrida, de qualquer forma”, finalizou Verstappen

Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14 a 16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.