“Paizão”, “ótimo amigo” e “carreira incrível”: pilotos da F1 se despedem de Vettel

Veja o que pilotos do grid da Fórmula 1 2022 falaram sobre a aposentadoria do tetracampeão mundial, que deixou o esporte após o GP de Abu Dhabi deste domingo

O dia 20 de novembro de 2022 marca o fim da carreira de Sebastian Vettel na Fórmula 1. As 53 vitórias, 57 pole-positions, 122 pódios, 4 títulos mundiais dizem tudo sobre a trajetória do alemão na principal categoria de automobilismo do mundo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Justamente pelo seu sucesso na F1, ‘Seb’ recebeu muitas homenagens após o GP de Abu Dhabi, o último da carreira. ‘Piloto do Dia’, zerinho, aplausos do público, vinheta da organização da categoria: teve de tudo neste domingo (20).

Na pista, a despedida de Vettel da Fórmula 1 terminou com um décimo lugar e mais um pontinho para a conta na carreira — o tetracampeão viu a Aston Martin apostar numa estratégia de somente uma parada ao longo da corrida.

Vettel se despediu da F1 neste domingo (Foto: Aston Martin)

O adeus de ‘Seb’, claro, gerou comentários do universo da categoria. Diversos pilotos do grid tomaram um tempo para dizer algumas últimas palavras para o alemão — enquanto este ainda estava na ativa.

Antes de encerrar completamente os trabalhos deste ano, a Fórmula 1 ainda tem o teste de novatos na mesma pista de Abu Dhabi, nesta semana. Depois, a categoria só voltará às ações em 2023.

Veja o que alguns pilotos do grid da Fórmula 1 falaram publicamente sobre Vettel:

Fernando Alonso: “Seb faz parte da minha carreira. Nós compartilhamos muitos anos bons juntos. Lutamos por campeonatos e, mesmo quando isso não aconteceu, lutamos juntos por 7º, 9º, que seja. Nós vamos sentir muita falta dele.”

Daniel Ricciardo: “Penso em 2013 e nele vencendo todas as corridas da segunda metade da temporada. Era como se ele pudesse ter entrado em ‘modo férias’, mas ele não queria só derrotar os rivais. Ele queria destruí-los. Por um lado de competição, você tem que respeitar e admirar isso. Ele tem sido um ótimo amigo, por tudo, e agora o vejo assim primeiro e, só depois, o lado competitivo. Nunca vou esquecer algumas das coisas que fez por mim.”

Lance Stroll: “Realmente aproveitei esses dois anos com ‘Seb’. Ele teve uma carreira incrível, quatro vezes campeão mundial. Foi incrível no carro, mas fora dele também teve muita classe.”

Stroll foi o último companheiro de equipe de Vettel na F1 (Foto: Aston Martin)

Alex Albon: “Ele é mais do que um piloto de corrida. O que ele faz fora da pistas é realmente inspirador para todos nós.”

Pierre Gasly: “O que ele conquistou na Fórmula 1 como piloto é espetacular. Um dos cinco pilotos de maior sucesso na história do esporte. Mas o que ele fez fora das pistas também é de se respeitar muito. Lutou pelos valores certos e teve um impacto muito positivo no paddock. Sou muito grato a todos os conselhos que ele me deu, antes mesmo de eu entrar na F1.”

Valtteri Bottas: “Um piloto duro, mas justo. Muito talentoso e com uma grande paixão pelo esporte, mas também com ótimos valores na vida.”

Esteban Ocon: “Fora das pistas, ele representou nós, pilotos, em termos de segurança e coisas que importam para nós. De uma maneira, ele foi o ‘paizão’ que precisávamos. Espero que ele permaneça por perto do paddock da F1 no futuro.”

Mick Schumacher: “Eu gosto muito dele. Ele é como um pai para mim, de muitas maneiras. Seb, muito obrigado por tudo que você fez pelo esporte e por mim. Foi ótimo passar esses dois anos na pista com você, compartilhando experiências. Eu sei que precisamos de apenas uma ligação para permanecermos em contato — fora que estamos a apenas 3 horas de distância, de carro. No futuro, definitivamente vou visitar você e vamos ter muito tempo fora das pistas — e estou muito ansioso para isso também.”

Vettel e Schumacher: relação especial (Foto: Aston Martin)

Max Verstappen: “Seb significou muito para a Fórmula 1, mas também para a Red Bull, claro. Venceram quatro campeonatos juntos. Uma coisa que nunca vou esquecer é: saí do hospital de Silverstone, ano passado, e voltei para o motorhome para pegar minhas coisas. Ele estava lá, me esperando, só para perguntar como eu estava. Coisas como essa descrevem ele: ele é uma pessoa ótima, que se importa com os outros.”

Lando Norris: “Por tudo o que ele fez… cada piloto na Fórmula 1 deve muito a ele.”

Charles Leclerc: “Lembro que, em 2017, eu estava na Fórmula 2. Ele me mandou uma carta, agradecendo pelo trabalho duro que eu estava fazendo nos simuladores da Ferrari. Aquilo significou muito para mim. Estar na F2 e ser reconhecido por uma lenda da F1… sentia que o que eu estava fazendo ali era, de certa maneira, inútil. Mas aquela carta me fez entender o quão importante meu trabalho era para ele e isso fez uma grande diferença para mim. Além disso, acho que ele é uma pessoa muito incrível. Sentiremos muita falta dele no paddock, com certeza.”

Lewis Hamilton: “Estava apenas sentado aqui, pensando em como a maioria dos pilotos volta… ele vai voltar. Estamos vendo outros fazendo isso. Estou sentado aqui aceitando tudo isso… sim, é a última corrida, mas ele vai voltar. A Fórmula 1 tem uma maneira de sugar você de volta, e percebemos isso de tantos outros pilotos.”

Lewis Hamilton e Sebastian Vettel: uma das principais amizades do paddock (Foto: Mercedes)

Kevin Magnussen: “Tive um ótimo duelo com ele em Austin. Foi uma ótima batalha! Claro, eu perdi, estava puto após a corrida, mas ele foi muito legal e esse, com certeza, foi meu melhor momento com ele.”

Guanyu Zhou: “Disputar com ele é sempre justo, sem colisões. Obviamente, estou triste de vê-lo partir. É uma lenda enorme do nosso esporte. Espero vê-lo no paddock ainda.”

Nicholas Latifi: “Desejo todo o melhor para ele em seu período fora da Fórmula 1 e em quaisquer desafios que ele desejar ter. Danke, Seb.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.