Perto de deixar F1, Webber relembra campeonato de 2010: "Se eu tivesse sido campeão, me aposentaria"

Com apenas mais três corridas pela frente, australiano elogiou trabalho de Adrian Newey na Red Bull e recordou disputa pelo título de três anos atrás, quando chegou à decisão em Abu Dhabi com enormes chances de título: "Mas isso não aconteceu", lamentou

 
O adeus de Mark Webber na F1 está cada vez mais próximo. Faltam apenas três etapas para o fim da temporada 2013 – os GPs de Abu Dhabi, dos EUA e do Brasil –, e o australiano já vive, definitivamente, o clima de despedida, prestes a encerrar o ciclo que se iniciou em 2002, com um memorável quinto lugar no GP da Austrália, guiando pela Minardi.
 
Piloto da Red Bull desde 2007, o atual quinto colocado no campeonato falou a respeito do momento derradeiro de sua jornada na categoria, e fez questão de elogiar Adrian Newey, projetista rubrotaurino que levou Mark a nove vitórias e 12 pole-positions, além da quase conquista do título mundial em 2010, quando fechou o ano na terceira posição.
Mark Webber chegou bem perto do título mundial de 2010 (Foto: Red Bull/Getty Images)
"Newey provavelmente ainda é uma das maiores razões por eu continuar pilotando, porque guiar seus carros ainda é muito, muito gratificante", disse Webber à emissora 'Sky Sports'.
 
"Acho que no final de sua carreira, você provavelmente vai encontrar pequenas coisas às quais você convence a si mesmo que já não está gostando tanto quanto gostava", refletiu. "Você não tem mais 22 anos. Eu tenho 37, terei feito 215 corridas até o final do ano."
 
"No fim das contas, ainda tenho muito respeito dos meus adversários. Ainda posso competir neste nível, mas chega um momento em que você tem que tomar a decisão certa. Se eu tivesse vencido o campeonato em 2010, poderia não ser a melhor decisão, mas eu me aposentaria em seguida. Mas isso não aconteceu", lamentou o veterano australiano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.