Gasly é chamado para sala dos comissários e corre risco de perder GP de São Paulo

Pendurado e com 10 pontos acumulados na carteira, Gasly foi convocado para se explicar por "pilotar desnecessariamente devagar" na volta de formação na sprint em Interlagos. Caso receba dois pontos pela infração, será suspenso por uma corrida

O pendurado Pierre Gasly pode não participar da corrida principal em Interlagos. Com dez pontos de punição acumulado nos últimos 12 meses, o piloto da AlphaTauri corre o risco de suspensão de uma corrida caso receba mais 2 pontos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). E, após a disputa da sprint em São Paulo, o francês voltou a ficar no alvo da entidade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Por uma suposta brecha do Artigo 12.2.1 — pilotar de maneira desnecessariamente devagar durante a volta de formação e falha em seguir as instruções da direção de prova —, Gasly foi convocado para uma ‘conversinha’ com os comissários em Interlagos.

Como os primeiros pontos na carteira de Gasly só começam a expirar em maio de 2023, a ameaça de uma suspensão por parte da FIA promete ser um tópico de discussão no início de temporada do francês na Alpine.

Pierre Gasly: vem punição aí? (Foto: AlphaTauri)

O último piloto a ser suspenso de uma corrida foi Romain Grosjean, em 2012, que perdeu o GP da Itália após causar um acidente impressionante na largada do GP da Bélgica. Na época, a FIA ainda não tinha introduzido o sistema de pontos, curiosamente inspirado no sistema brasileiro de trânsito.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Ana Paula Cerveira, André Netto, Evelyn Guimarães, Felipe Leite, Gabriel Curty, Luana Marino, Rodrigo Berton, Pedro Henrique Marum e Victor Martins. No domingo, a largada está marcada para as 15h [de Brasília, GMT-3].

F1 2022, GP DE SÃO PAULO: RUSSELL PASSA VERSTAPPEN E VENCE CORRIDA SPRINT | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.