Gasly agradece e faz elogios a ex-chefe da Alpine na F1: “Muito honesto e transparente”

Alçado ao cargo como interino, Bruno Famin foi elogiado pelo piloto francês, mas agora será substituído por Oliver Oakes, de apenas 36 anos

Liderada por Flavio Briatore, a Alpine está vivendo uma intensa transformação na Fórmula 1 para tentar voltar a ser mais competitiva na categoria rainha. Além de anunciar a saída de Esteban Ocon no fim da temporada 2024, a equipe de Enstone também decidiu trocar a chefia e substituiu Bruno Famin por Oliver Oakes. Mas, apesar das substituições, Pierre Gasly agradeceu e elogiou o trabalho de Famin à frente do time francês.

“Em primeiro lugar, quero agradecer Bruno. Foi um relacionamento muito bom durante o tempo que passei na equipe. Ele é muito honesto, muito transparente”, afirmou o #10.

Famin foi alçado ao cargo após a demissão de Otmar Szafnauer, em agosto de 2023, mas era tratado como interino. Apesar de ter ficado mais tempo do que o especulado no cargo, o dirigente antes atuava como vice-presidente de esportes da equipe. Agora, apesar de deixar a chefia na F1, ele continuará trabalhando dentro do time francês.

“Ele ainda permanecerá na família Alpine, obviamente em uma função diferente, mas só quero agradecê-lo pelo trabalho e desejar a ele tudo de bom”, completou Gasly.

Oliver Oakes e Flavio Briatore na apresentação do novo chefe (Foto: Alpine)

Oliver Oakes, o novo chefe do time azul, tem apenas 36 anos e chega como o mais jovem chefe de equipe da F1 anual e um dos mais novos da história, mas cacifado pelo trabalho à frente da Hitech, equipe que nesse momento briga pelo título tanto da F2, com Paul Aron, quanto da F3, com Luke Browning. Antes disso, na curta carreira como piloto, chegou a ser campeão mundial de kart, em 2005.

A Alpine vive um mau momento na Fórmula 1. O time é apenas oitavo colocado no Mundial de Construtores, com 9 pontos, com o risco de ter o pior desempenho desde que a nomenclatura Renault voltou para o Mundial, em 2017. Nomes como o ex-chefe de equipe Omar Szafnauer, Alan Permane [diretor-esportivo], Pat Fry [executivo-técnico], Davide Brivio [diretor de projetos de expansão] e Rob White [diretor de operações] deixaram o time nos últimos anos.

Além de nova mudança na chefia, a Alpine também confirmou que a Renault está de saída da F1 e não será mais fabricante de motores a partir de 2026. A expectativa é de um acordo de fornecimento com a Mercedes para os próximos anos.

Alpine luta para voltar a ser competitiva na F1 (Foto: Alpine)

Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.