Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Gasly pede solução para quiques a FIA para evitar que pilotos “usem bengalas aos 30”

Piloto da AlphaTauri assumiu que é difícil que uma solução seja encontrada ainda neste ano, mas avaliou que é difícil que os pilotos tenham de optar entre saúde e performance

Pierre Gasly também se queixou dos quiques (Foto: AlphaTauri)

Pierre Gasly também se queixou dos quiques (Foto: AlphaTauri)

 
FÓRMULA 1 2022: VERSTAPPEN VENCE GP DO AZERBAIJÃO DE F1. FERRARI ABANDONA E ZERA | Briefing

Pierre Gasly pediu socorro a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para evitar que os pilotos “usem bengalas aos 30 anos”. O piloto da AlphaTauri acredita que a entidade máxima do esporte tem de se fazer presente na busca por soluções para o problema dos quiques.

O regulamento de 2022 trouxe de volta à Fórmula 1 o efeito solo, o que colocou os carros o mais próximo possível do chão. Isso, porém, resultou em quiques, que afetam quase todas as equipes, ainda que em graus muito variados.

Pierre Gasly ressaltou que as dificuldades causadas pelos quiques não são saudáveis (Foto: AlphaTauri)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Durante o GP do Azerbaijão, vários pilotos se queixaram de problemas físicos, principalmente por conta da longa reta de Baku. Lewis Hamilton foi um dos que mais se queixou, com a Mercedes chegando até mesmo a colocar em dúvida a participação do britânico no GP do Canadá, uma suspeita que já foi afastada pelo heptacampeão.

Enquanto a Red Bull se queixa do que classificou como “choro” da concorrência, um dos seus faz coro contra os quiques e pede ajuda a FIA na busca de uma solução que ajude a preservar a saúde dos competidores.

“Não é saudável, isso é certo”, disse Gasly. “Passei por uma sessão de fisioterapia antes e depois de cada sessão, só porque os meus discos [da coluna] estão sofrendo com isso. Você, literalmente, não tem suspensão. Os impactos apenas atingem a sua espinha”, seguiu.

“A equipe fica me perguntando: ‘Ok, podemos comprometer o acerto?’. E eu estou comprometendo a minha saúde pela performance”, apontou. “E vou sempre fazer isso, pois sou um piloto e vou sempre buscar o carro mais rápido que posso. Mas não acho que a FIA deveria nos colocar em um beco onde temos de lidar com saúde ou desempenho”, avaliou.

“Essa é uma parte complicada e, claramente, não é sustentável. Então foi isso que nós discutimos no briefing dos pilotos e meio que os alertamos dos problemas, e tentamos pedir a eles que encontrem soluções para impedir que a gente termine com uma bengala aos 30 anos”, contou.

Durante a corrida em Baku, Lewis Hamilton admitiu que temeu perder o controle do carro por conta dos quites, enquanto George Russell contou que teve problemas para acertar o ponto de freada em alguns momentos.

Gasly contou que até a visibilidade foi prejudicada, já que os espelhos “balançavam demais”.

“Além disso, às vezes o carro balançava sozinho, só porque o volante balançava. Em velocidades como essas, não é fácil. Não acho que possam resolver algo até o final do ano. Mas tomara que consigam para o ano que vem”, encerrou.

LEIA TAMBÉM
# Ferrari se joga nas cordas, e Verstappen toma favoritismo para si

F1 2022: FERRARI JOGA A TOALHA? VETTEL NECESSÁRIO E BRAD PITT EM FILME DE HAMILTON | WGP