Gasly calcula prazo “de quatro a seis meses” para Alpine buscar recuperação na F1

Pierre Gasly admitiu que a recuperação da Alpine na Fórmula 1 não vai acontecer em questão de semanas, mas disse que estar em uma equipe de fábrica traz "teto mais alto" e melhores condições para evoluir

Depois de passar anos pouco competitivos na AlphaTauri — com a qual chegou a conquistar uma vitória, no GP da Itália de 2020 —, Pierre Gasly se mudou para a Alpine buscando alcançar um novo patamar na Fórmula 1 a partir de 2023. No entanto, o francês encontrou um cenário de decadência, com uma equipe bagunçada internamente e que não conseguiu evoluir nos últimos dois anos.

Em 2024, a Alpine se encontra em uma realidade completamente diferente, como a pior força do grid, e só conseguiu passar ao Q2 da classificação na Austrália, terceira etapa do campeonato — e com Esteban Ocon. Sonhar com os pontos, neste momento, é muito difícil, mas o piloto garante que enxerga a situação com um olhar de longo prazo.

“Acho que não estamos olhando para daqui a duas ou três semanas, mas de quatro a seis meses”, disse Gasly. “Não é que a equipe não saiba o que está fazendo ou porque o conceito do carro não funciona. Mas é importante que possamos encontrar soluções e entender o que está acontecendo”, afirmou.

Segundo Gasly, estar em uma equipe de fábrica permite sonhar mais com uma evolução do que uma cliente, já que as montadoras podem focar seus próprios esforços em melhorar o motor e atingir um novo patamar. Aquelas que usam unidades de potência de outras marcas, entretanto, ficam sujeitas à evolução da fornecedora, o que não oferece um cenário ideal.

Pierre Gasly encontrou uma Alpine bem diferente do que esperava em 2023 (Foto: Marco Miltenburg)

“Conheço os dois lados, o da equipe de fábrica e da cliente”, disse o piloto à SpeedWeek. “E, é claro, o teto é mais alto para as equipes de fábrica. Não há limites se você é uma montadora. Você pode determinar seus próprios limites e investir o quanto você quiser”, finalizou.

O melhor resultado de Gasly em 2024, em três etapas disputadas, foi justamente o 13º lugar na Austrália. Antes disso, Pierre foi 20º na Arábia Saudita, quando abandonou ainda na primeira volta, e chegou em 18º na estreia do campeonato, no Bahrein. A Alpine ainda não somou pontos na temporada e ocupa a última colocação do Mundial de Construtores.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece neste fim de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, quarta rodada da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.