Gasly pendurado: como está tabela de punições dos pilotos da F1 após GP dos EUA

Francês da AlphaTauri está ameaçado devido ao acúmulo de infrações. George Russell, Alexander Albon, Nicholas Latifi, Mick Schumacher e Lance Stroll também tomaram pontos na carteira em Austin

Fernando Alonso e Lance Stroll causaram safety-car em Austin (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

Vários pilotos foram punidos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) depois do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 e tomaram pontos na carteira. O caso mais emblemático pode ter sido o de George Russell, mas é Pierre Gasly quem se vê mais ameaçado devido ao acúmulo de infrações.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fórmula 1 possui um sistema de pontos na carteira para manter um limite sobre a quantidade de infrações que os pilotos podem cometer. A cada punição sofrida, a categoria atribui pontos na carteira dos pilotos, que têm validade de um ano. Caso alguém no grid exceda o limite de 12 pontos, será banido por uma corrida.

Em Austin, Gasly tomou dois pontos na carteira — e 5s de punição — por ter ficado mais que a distância de dez carros entre si e o carro à frente durante safety-car, após o acidente de Lance Stroll e Fernando Alonso. Agora, o francês da AlphaTauri soma 9 pontos acumulados na carteira e se vê próximo ao limite.

Carlos Sainz se enroscou com Russell e abandonou o GP dos EUA; piloto da Mercedes não foi o único punido em Austin (Foto: Reprodução/F1 TV)

A situação de Gasly é ainda mais preocupante porque os primeiros dois pontos só devem expirar de sua carteira em maio de 2023.

Além de Russell e Gasly, os dois pilotos da Williams também foram penalizados no Circuito das Américas. Alexander Albon tomou um ponto na carteira por ter segurado posição após obter vantagem fora da pista; Nicholas Latifi levou dois, após bater em Mick Schumacher e jogá-lo para fora da pista.

O próprio alemão da Haas foi punido na carteira também, mas em somente um ponto. Schumacher excedeu os limites de pista por quatro vezes durante a corrida.

Lance Stroll foi responsabilizado pelo incidente com Alonso em Austin (Foto: Reprodução/F1)

Fechando a lista de punidos na carteira nos Estados Unidos, Lance Stroll. O canadense tomou dois pontos — e ainda foi punido em três posições no México — por mudar de linha do traçado repentinamente e fechar a porta de maneira brusca para cima de Alonso, causando forte acidente.

A temporada 2022 da Fórmula 1 continua no próximo fim de semana, entre os dias 28 e 30 de outubro, com o GP da Cidade do México, no circuito Hermanos Rodríguez. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Fórmula 1 2022, pontos de punição:

PilotoEquipePontos na carteira
Pierre GaslyAlphaTauri9
Yuki TsunodaAlphaTauri8
Alexander AlbonWilliams7
Max VerstappenRed Bull5
Esteban OconAlpine5
Nicholas LatifiWilliams5
Lance StrollAston Martin5
Daniel RicciardoMcLaren4
Fernando AlonsoAlpine4
George RussellMercedes4
Guanyu ZhouAlfa Romeo4
Kevin MagnussenHaas3
Sergio PérezRed Bull2
Sebastian VettelAston Martin2
Valtteri BottasAlfa Romeo1
Lando NorrisMcLaren1
Charles LeclercFerrari1
Mick SchumacherHaas1
Lewis HamiltonMercedes0
Carlos SainzFerrari0
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.