Russell toma 2 pontos na carteira por batida em Sainz no GP dos Estados Unidos

Russell já tinha tomado cinco segundos de punição na corrida em Austin, após bater em Sainz logo na largada. Agora, FIA confirmou que prejuízo para piloto da Mercedes é ainda maior

Sainz e Russell se enroscaram na primeira curva em Austin (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

Além dos 5s de punição, George Russell saiu ainda mais no prejuízo após tocar em Carlos Sainz na largada do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 deste domingo (23), vencido por Max Verstappen. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) puniu o piloto da Mercedes em dois pontos na carteira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Os comissários revisaram a evidência de vídeo e determinaram que o piloto do carro 63 [Russell] freou tardiamente na curva 1 e colidiu com o carro 55 [Sainz] — sendo, portanto, completamente culpado pela batida”, apontou o documento emitido pela entidade após a corrida em Austin.

Agora, o britânico tem quatro pontos totais na carteira — no período de um ano. Caso atinja 12 nesse mesmo período, Russell será suspenso por uma corrida.

Foi a segunda vez consecutiva que Sainz não completou um GP na temporada 2022 da F1 (Foto: Reprodução/F1 TV)

A largada no Circuito das Américas foi um desastre para o pole-position. Sainz não tracionou bem e foi engolido por Max Verstappen, que já chegou à curva um como líder da corrida. Sainz, então, ficou entre as duas Mercedes na tomada da curva e terminou tocado por George Russell.

O espanhol rodou, saiu da pista e disse que achava ter furo de pneu. Ao fim da primeira volta, levou a Ferrari aos boxes e abandonou com um vazamento de radiador causado pelo impacto.

Outros dois pilotos também tomaram dois pontos na carteira em Austin. Pierre Gasly, por ter ficado mais que a distância de dez carros entre si e o carro à frente durante safety-car, após o acidente de Stroll e Alonso; e Nicholas Latifi, após bater em Mick Schumacher e jogá-lo para fora da pista.

O próprio alemão da Haas foi punido na carteira também, mas em somente um ponto. Schumacher excedeu os limites de pista por quatro vezes durante a corrida.

A temporada 2022 da Fórmula 1 continua no próximo fim de semana, entre os dias 28 e 30 de outubro, com o GP da Cidade do México, no circuito Hermanos Rodríguez. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

F1 AO VIVO: VERSTAPPEN 1º, HAMILTON 2º E RED BULL CAMPEÃ NOS ESTADOS UNIDOS | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.