Sem carência e com tempo de ajudar em 2026: a situação de Newey no mercado da F1

Apontado como um dos melhores engenheiros projetistas da história da F1, Newey quer seguir trabalhando na categoria e terá caminho livre para buscar novo projeto já em 2025

A confirmação da saída do chefe técnico da Red Bull, Adrian Newey, depois de quase 20 anos na equipe dos energéticos, ganhou todas as manchetes dos veículos especializados em esporte a motor nesta quarta-feira (1º). Apontado como um dos melhores engenheiros projetistas da história da Fórmula 1, Newey quer seguir trabalhando na maior categoria do automobilismo mundial e terá caminho livre para buscar novos desafios já no próximo ano.

A Red Bull confirmou que Newey vai se afastar das funções de design da Fórmula 1 para voltar seus esforços para o desenvolvimento do RB17, primeiro hipercarro dos austríacos. Ele vai seguir na função até o projeto ser concluído, possivelmente no primeiro trimestre do ano que vem, e depois terá caminho livre para escolher outro projeto.

De acordo com o portal The Athletic, o chefe de engenharia tinha contrato com a equipe austríaca até o fim de 2025. Porém, o acordo continha uma uma cláusula que impedia Newey de trabalhar em qualquer outra equipe por doze meses após o fim do acordo, caso não renovasse — a tradicional licença de jardinagem. Ou seja, Newey só poderia voltar à F1 em 2027.

Contudo, durante as negociações para deixar a equipe, os advogados do projetista conseguiram convencer a Red Bull a remover a cláusula, abrindo caminho para que ele esteja no escritório de outra esquadra no ano que vem.

O projetista Adrian Newey vai deixar a Red Bull no início de 2025 (Foto: Red Bull Content Pool)

Pensando no novo regulamento de motores de 2026, Ferrari e a Aston Martin correm contra o tempo para tentar convencer o engenheiro a “abraçar” seus respectivos projetos. Em especial a Ferrari, já que Newey tem boa relação com Frédéric Vasseur, chefe do time italiano, e já manifestou o desejo de trabalhar com Lewis Hamilton, que se juntará à equipe na próxima temporada. O time de Maranello é o favorito para ter Newey e ganhar mais uma peça forte para tentar retomar a ponta do grid nos próximos anos.

Aos 65 anos, Newey é considerado por muitos como um dos melhores engenheiros projetistas da história da Fórmula 1. Ele iniciou a carreira no Mundial em 1988, pela modesta equipe March, acompanhando a transição do time para Leyton House. Em 1991, se transferiu para a Williams, onde começou a ter a fama reconhecida pelos projetos que foram campeões mundiais em 1992, 1993 e 1996. Foi também pela esquadra de Grove onde passou pelo pior momento da carreira, com a morte de Ayrton Senna.

Em 1997, se transferiu para a McLaren, onde ajudou o time a quebrar um jejum de vitórias que durava há 4 anos. Na temporada seguinte, em 1998, viu Mika Häkkinen levantar o primeiro título mundial da carreira, feito que se repetiu em 1999. Depois de uma tentativa frustrada de saída para a Jaguar em 2001, Newey desembarcaria em Milton Keynes em 2006. Agora, a equipe já era Red Bull e trouxe o projetista a preço de ouro. Com ele, veio o tetracampeonato de Sebastian Vettel entre 2010 e 2013, além da atual sequência de títulos de Max Verstappenentre 2021 e 2023.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

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