Chefe da Ferrari se reúne com Newey e planeja anúncio de contratação após GP de Miami

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, não viajou com o restante da equipe de Maranello para Miami, onde a F1 disputa sua próxima etapa neste fim de semana. O destino do francês foi Londres, onde se encontrou com Adrian Newey para avançar na contratação do britânico

Com a saída de Adrian Newey da Red Bull confirmada para 2025, iniciam-se as especulações sobre qual equipe vai conseguir contratar o projetista, conhecido como “mago da aerodinâmica”, na Fórmula 1. E, segundo o portal italiano La Gazzetta Dello Sport, Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, não viajou junto à equipe para Miami — onde a categoria disputa a próxima etapa, neste fim de semana — e optou por se encontrar com o engenheiro em Londres nos últimos dias.

O objetivo, obviamente, seria concluir a contratação do britânico para a equipe de Maranello a partir de 2025, logo após o encerramento do vínculo entre Newey e a Red Bull. Assim, o projetista poderia começar a trabalhar no desenvolvimento do carro da temporada de 2026, que terá a introdução de um novo regulamento de motores.

Ainda de acordo com o veículo, Newey não terá de passar pelo tradicional período de carência e poderia trabalhar no novo projeto assim que assumi-lo. O anúncio da contratação estaria programada para acontecer após o GP de Miami.

A Ferrari, assim, tenta completar mais um movimento na tentativa de retomar a soberania na Fórmula 1. Depois de garantir a contratação de Lewis Hamilton, que vai deixar a Mercedes — onde está desde 2013 —, a equipe de Maranello vai em busca de um dos maiores vencedores de todos os tempos da categoria.

Vasseur busca contratação de Newey para projeto de 2026 da Ferrari (Foto: Ferrari)

De acordo com a revista alemã Auto Motor Und Sport, Newey ficou bastante incomodado por conta da queda de braço pelo controle da companhia entre Christian Horner/divisão tailandesa e Helmut Marko/divisão austríaca. E, sem querer se envolver, se sentiu cada vez mais escanteado do projeto da F1 para cuidar do hipercarro RB17. Newey, porém, ainda quer trabalhar com a F1. Embora não passe mais todos os dias no escritório atualizando o carro da Red Bull, como fez no passado, ainda é quem assina os projetos finais e define conceitos.

Aos 65 anos, Newey é considerado por muitos como um dos melhores engenheiros projetistas da história da Fórmula 1. Ele iniciou a carreira no Mundial em 1988, pela modesta equipe March, acompanhando a transição do time para Leyton House. Em 1991, se transferiu para a Williams, onde começou a ter a fama reconhecida pelos projetos que foram campeões mundiais em 1992, 1993 e 1996. Foi também pela esquadra de Grove onde passou pelo pior momento da carreira, com a morte de Ayrton Senna.

Em 1997, se transferiu para a McLaren, onde ajudou o time a quebrar um jejum de vitórias que durava há 4 anos. Na temporada seguinte, em 1998, viu Mika Häkkinen levantar o primeiro título mundial da carreira, feito que se repetiu em 1999. Depois de uma tentativa frustrada de saída para a Jaguar em 2001, Newey desembarcaria em Milton Keynes em 2006. Agora, a equipe já era Red Bull e trouxe o projetista a preço de ouro. Com ele, veio o tetracampeonato de Sebastian Vettel entre 2010 e 2013, além da atual sequência de títulos de Max Verstappenentre 2021 e 2023.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.