Mercedes inicia “abordagem cautelosa”, mas vê acordo entre Newey e Ferrari avançado

De acordo com a revista alemã Auto Motor und Sport, a Mercedes enfim deixou de ignorar a presença de Adrian Newey no mercado, porém chegou tarde demais na tentativa de levar o famoso projetista para Brackley

A Mercedes enfim deixou de ignorar a surpreendente presença de Adrian Newey no mercado da Fórmula 1 já para 2025. O time alemão começou durante o fim de semana em Miami uma “abordagem cautelosa” sobre o icônico projetista, porém pode ter visto o bonde passar, já que as conversas entre o britânico e a Ferrari estão avançadas.

A informação é do site da revista alemã Auto Motor und Sport desta terça-feira (14). Em uma extensa análise sobre o futuro de Carlos Sainz ao final deste ano, a publicação detalha a atual situação da Mercedes, que já afirmou com todas as letras que ainda espera uma decisão de Max Verstappen quanto à permanência na Red Bull antes de definir quem será o substituto de Lewis Hamilton no ano que vem.

Ver o nome de Verstappen entre as opções do time de Brackley não deixa de ser estranho, uma vez que o tricampeão tem contrato com os taurinos até o final de 2028. Contudo, o caso envolvendo Christian Horner e as acusações de uma funcionária quanto ao comportamento inapropriado do chefe expôs a fragilidade interna da Red Bull em meio a uma guerra de poder que tem Horner e Helmut Marko em lados opostos.

É aí que Verstappen entra, pois já declarou publicamente lealdade ao consultor austríaco, enquanto rumores na imprensa estrangeira indicam que o neerlandês não ficará na base em Milton Keynes se Horner ainda permanecer por lá. Foi o bastante, portanto, para a Mercedes ir atrás do então arquirrival das pistas.

Toto Wolff quer Verstappen, mas precisa de um forte argumento para consegui-lo (Foto: Marco Miltenburg / Racepictures.com)

O que prende Max, todavia, é ter em mãos um projeto vencedor, enquanto o time chefiado por Toto Wolff continua perdido no entendimento do carro desde a mais recente mudança de regulamento, com a volta do efeito-solo — conceito aerodinâmico muito bem compreendido por Newey na Red Bull.

Para tentar atrair Verstappen, a AMuS relatou que, segundo fontes, uma “abordagem cautelosa” sobre o famoso designer começou em Miami, mas o que se diz é que Wolff chegou tarde: Adrian já está em “negociações avançadas” com a Ferrari.

A equipe de Maranello, aliás, vem investindo pesado para 2025. Para receber Hamilton, a esquadra italiana anunciou na segunda-feira a contratação de dois nomes importantes oriundos da Mercedes: Loïc Serra e Jérôme D’Ambrosio. Serra será o chefe de engenharia de desempenho de chassi e trabalhará diretamente com o diretor-técnico, Enrico Cardille, enquanto o ex-piloto belga passará a ser o chefe de equipe adjunto, atuando em conjunto com Frédéric Vasseur, além de também chefiar a academia da Ferrari.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 17 a 19 de maio, em Ímola, para o GP da Emília-Romanha. E o GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO EM TEMPO REAL.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.